Comissão Eleitoral participa de fiscalização das urnas eletrônicas e visita presidente do TRE

Desde o início do período eleitoral a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), a partir de sua Comissão de Direito Eleitoral (CDE), vem acompanhando e realizando atividades com o intuito de garantir a lisura do processo e o fortalecimento da democracia. Hoje (28/09), já na reta final dos preparativos para o primeiro turno do pleito, o presidente da CDE, Miguel Dunshee, e sua vice, Carolina Pellegrino, estiveram no galpão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/DF) para acompanhar os preparativos e o embarque das urnas que receberão os votos dos eleitores do Distrito Federal nos 610 locais de votação habilitados.

Os representantes da OAB/DF também visitaram o presidente do TRE, o desembargador Roberval Belinati. “Gostaríamos de agradecer pelo trabalho e transparência que a gestão e os funcionários do TRE/DF mantiveram durante todo esse período eleitoral. A OAB/DF sempre foi muito bem recebida em audiências públicas e convidada a participar da fiscalização do processo desde o seu início”, disse Miguel.

O presidente do TRE/DF comentou que o dia de votação deve ser tranquilo e que toda a segurança, tanto para as urnas eletrônicas quanto para os eleitores, está garantida. “Desde o início tivemos essa preocupação com a segurança. Mas com o passar do tempo fomos nos tranquilizando e hoje posso afirmar que serão eleições pacíficas aqui no DF, com policiamento em todas as sessões e o uso de novas tecnologias que garantirão a tranquilidade dos eleitores e daqueles que trabalharão no dia do pleito”, afirmou Belinati. “Também gostaria de agradecer a OAB/DF, que sempre foi uma entidade firme na luta democrática. A participação ativa da advocacia nos auxilia no sentido de assegurar a justiça do processo”, completou.

Mulheres

A vice-presidente da CDE lembrou que este ano a participação das mulheres foi ampliada por conta da legislação que garante mais participação feminina. “Este é um fato que eu como mulher fico muito feliz, pois amplia a participação das mulheres não apenas como eleitoras, mas como candidatas. Reconhecemos que é um enorme avanço, mas sabemos que ainda temos algumas disparidades. Por isso a OAB/DF criou o Observatório das Candidaturas Negras e Femininas”, comentou Carolina. Belinati então disse que esse é um tema prioritário para o TRE/DF. “Estamos fiscalizando e conversando com todos para que possíveis fraudes sejam punidas. Aquele partido que for apanhado não cumprindo a cota de 30% para candidatas do sexo feminino poderá responder processo eleitoral e, em caso de comprovação da culpa, perder todos os votos contabilizados nas eleições”, disparou Belinati.

Veja aqui mais fotos sobre a fiscalização e a visita.

Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues