A Comissão de Direito do Consumidor da OAB/DF divulgou, nesta terça-feira (19/03), o relatório sobre as principais dúvidas do consumidor do Distrito Federal. A estatística é referente ao atendimento gratuito feito pela comissão, na semana passada, na plataforma inferior da rodoviária do Plano Piloto, em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor.

Durante os quatro dias, 537 pessoas foram ouvidas e, em média, 62% das dúvidas foi em relação ao setor de serviços. Segundo a presidente da comissão Ildecer Amorim, os contratos, principalmente os bancários, lideraram os questionamentos.

“O consumidor não entende os contratos, que muitas vezes são feitos com cláusulas abusivas. É importante que a população saiba que, por mais que ele tenha assinado o contrato, as cláusulas abusivas são nulas. Precisamos esclarecer os consumidores nesse aspecto”, ressaltou Ildecer.

A comissão recebeu ainda 21,25%, em média, de dúvidas em relação à compra de produtos e 16,75%, em média, de outros setores. O relatório será encaminhado ao Procon-DF e à Secretaria Nacional do Direito do Consumidor do Ministério da Justiça.

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Reportagem – Priscila Gonçalves

Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF