Comitiva da Comissão de Direito Portuário e Marítimo visita porto de Singapura

Integrantes da Comissão de Direito Portuário e Marítimo da OAB/DF, entre os quais a presidente Beatriz Gallotti Beserra, desembarcaram de uma missão à Ásia, no Porto de Singapura, formado por um conjunto de instalações portuárias que, juntas, formam o terceiro maior porto do Sudeste Asiático em movimentação de containers.

A viagem contou com representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), do Ministério da Infraestrutura, do Congresso Nacional, da Companhia Docas do Estado de São Paulo, de empresários e práticos. O grupo visitou o porto de Singapura, empresas e startups asiáticas que aliam a tecnologia e inovação ao setor portuário, visando vencer os desafios e vislumbrando novos horizontes na área de logística.

Vinculada à 17ª edição da Santos Export, maior fórum nacional voltado à expansão do setor logístico portuário, e tradicionalmente frequentado por autoridades, gestores e empresários do setor, a viagem proporcionou uma ampla noção sobre o arcabouço jurídico local e quanto às tendências, sistemas e questões que impactam o sistema que consolida a gestão do fluxo logístico portuário de Singapura.

Em complementação aos temas debatidos na Ásia, o fórum nacional da Santos Export trará para Brasília, nos dias 8 e 9 de outubro, temas como gestão e inovação no setor de transporte, regulação na logística de comércio exterior, sustentabilidade ambiental e gestão de portos. Entre os painelistas estará o ministro da Infraestrura, Tarcísio Freitas.

Ainda no mês de outubro, a Comissão de Direito Portuário e Marítimo da OAB/DF realizará o VIII Congresso Nacional de Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro. Realizado anualmente desde 2012, o congresso é considerado o principal evento do Direito nos setores portuário e marítimo, pretendendo, na sua VIII edição, trazer autoridades, representantes do setor, advogados especializados e o público qualificado para o debate dos principais temas em voga dentro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Saiba mais aqui.

Para mais informações sobre a Santos Export e inscrições acesse aqui.

 

Comunicação OAB/DF
Texto:
Comissão de Direito Portuário e Marítimo
Edição: Ana Lúcia Moura
Fotos: Comissão de Direito Portuário e Marítimo