Compliance Across Regional discute governança e transparência na OAB/DF

A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) realizou nesta segunda-feira (04/07) o Compliance Across Regional Distrito Federal. O evento foi promovido pelo Instituto ARC e pela ESENI, em parceria com o Movimento pela Integridade na América Latina (MILA) e correalizado pelas Comissões Especiais de Compliance da OAB/DF e OAB/GO. O evento teve o objetivo de formar uma rede de pessoas e instituições comprometidas com a promoção da Cultura da Ética e da Integridade, discutindo as melhores práticas e tendências do Compliance de diversos setores.

O evento discutiu em cinco painéis os temas “Mecanismos e controles de Integridade no Setor Público”; “Perspectivas da LGPD e Interações Práticas com Compliance” – que contou com explanação do Conselheiro do Conselho Nacional de Proteção de Dados e da Privacidade (CNPD), Rodrigo Badaró, dentre outros convidados; “ESG e seu impacto nos negócios”; “Compliance aplicado ao Agronegócio” e “Investigações internas e mecanismos de combate à corrupção”.



A vice-presidente da OAB/DF, Lenda Tariana, comentou sobre a importância desse evento para a advocacia e os rumos do país. “É uma grande honra para a OAB/DF receber e apoiar esses grandes eventos. Ao proporcionarmos esses debates nos colocamos como um grande celeiro de estudos e de conhecimentos sobre temas tão importantes como o LGPD, o Compliance e seus temas. Contem sempre com a OAB/DF para seguirmos nesse rumo de um país melhor”, disse Lenda.



O presidente da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF, Inácio Alencastro, deu as boas-vindas aos participantes e falou da importância cada vez mais premente da governança e da transparência para uma mudança nos rumos do Brasil. “Estamos muito felizes com a vinda de todos vocês, pois não podemos mais pensar o país sem colocarmos os temas de nossos debates em primeiro plano. Aqui na OAB/Df estamos implantando nosso sistema de Compliance, mesmo que sejamos uma autarquia e estarmos submetidos a regras e a uma legislação que já nos dá uma base forte para irmos adiante”, ressaltou Inácio.



Alencastro explicou ainda que a chamada pauta ESG é o acrônimo para Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português, significa ambiental, social e governança corporativa. “Isso significa que os fundos de investimento hoje preferem apostar nas empresas que têm projetos de ESG em questões ambientais, sociais e de governança, pois isso traduz perenidade e sustentabilidade dos negócios. Então, hoje os negócios precisam ser sustentáveis com base nesse tripé ambiental, social e governança”, enfatizou.

O Evento

Durante todo o dia temas ligados ao Compliance, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a transparência e outros temas importantes para a governança e o ESG foram discutidos por especialistas. O próximo encontro agora será no Compliance Across Americas, em São Paulo, no mês de setembro. “Teremos em setembro o nosso grande evento, por isso buscamos discutir e preparar os temas com nossas lideranças de todo o Brasil. Queria agradecer o trabalho de todos os presentes, que este seja apenas o primeiro evento de muitos aqui em Brasília. Podem ter certeza, estamos aqui para mudarmos o Brasil!”, exaltou o representante do Comitê Organizador do Compliance Americas, Giovani Savedra.



A presidente do MILA e da Comissão de Compliance da OAB de Goiás, Carine Dias Eslar, disse que em seu Estado o Compliance também já está sendo implementado em todo o sistema OAB/GO. “Iniciamos a implementação a partir da ESA/GO e agora estamos estendendo a todos os nossos órgãos e serviços. Tenho certeza que esse evento fará uma grande diferença para nossas carreiras empresariais, como consultores e também em nossas vidas pessoais. Para mim Compliance significa muito mais que adequações de empresas e organizações, é uma meta para todas as áreas de nossa existência”, relatou Carine.

Falando em nome do governo federal, o presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Antônio Nóbrega, ressaltou a importância do tema para os dias atuais em todas as áreas, sejam elas públicas ou privadas. “É uma grande alegria discutirmos esses temas tão importantes, tão atuais, que tocam em assuntos como ética, transparência e governança. São assuntos cada vez mais debatidos e exigidos nos meios empresariais, governamentais e acadêmicos, pois existe um interesse de todas as áreas e do público em desenvolver essas temáticas que tem o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, finalizou Nóbrega.



Confira a programação completa do evento aqui.

Para saber mais sobre compliance e se inscrever no 7º Compliance Across Americas clique aqui

Para acessar outras fotos do evento clique aqui

Comunicação OAB/DF
Fotos: Roberto Rodrigues