Compliance: Funcionários e colaboradores da OAB/DF participam de palestra de conscientização

Na última sexta-feira (05/08), a Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) promoveu palestras de conscientização sobre compliance, voltadas para os funcionários e colaboradores da Casa e do Clube da Advocacia. Em dois momentos, o presidente da Comissão de Compliance, Governança Corporativa e ESG da OAB/DF, Inácio Alencastro, falou ao público sobre a importância de conhecer, defender e executar as boas práticas da governança e da transparência.

Na ocasião, explicou o conceito da chamada pauta ESG, que é o acrônimo para Environmental, Social and Governance, que traduzido para o português, significa ambiental, social e governança corporativa.

Inácio explica que o compliance é multidisciplinar, permeia todas as áreas de atuação. Não se trata de auditoria, mas de prevenção, e sempre aborda riscos. “Vocês são embaixadores da integridade, cada um representa os olhos do compliance.”

Ele completa dizendo que “a conduta ética também é importante para uma instituição porque os fundos de investimento hoje preferem apostar nas empresas que têm projetos de ESG em questões ambientais, sociais e de governança, pois isso traduz perenidade e sustentabilidade dos negócios. Hoje os negócios precisam ser sustentáveis com base nesse tripé”.

Paulo Maurício Siqueira, secretário-geral da OAB/DF, participou virtualmente do primeiro momento. Na oportunidade, destacou a importância de deixar um legado para a Seccional. “A Casa tem como alicerce os colaboradores, que vivem o dia a dia da OAB/DF, e é por isso que a gente investe em treinamento e em reconhecer o trabalho e o desenvolvimento das cadeias internas. O compliance vem exatamente para colaborar com a nossa missão de eficiência.”

O diretor administrativo, Gustavo Farias, participou da palestra e reforçou o valor institucional que a Casa alcança ao aderir e implementar o compliance. “Estamos trabalhando em um Manual de Conduta Ética para funcionários, estagiários, menores-aprendizes e colaboradores terceirizados, a fim de implantarmos as boas práticas, também, a quem serve à OAB/DF no ambiente corporativo.”

O diretor-tesoureiro, Rafael Martins, acrescenta que “a implementação do Programa de Compliance na Seccional amplia a transparência na gestão do patrimônio da advocacia, garantindo ótima governança dentro do sistema OAB/DF”.

No Clube da Advocacia, a palestra contou com a presença do seu presidente, Igor Madruga, acompanhado pela diretoria, funcionários e colaboradores. “A gente não vive mais sem o compliance, sem as novas formas de postura e relação. Vamos aprender mais sobre o assunto e nos adequar ao novo tempo que chega para nós”, destacou.

Samara Pinto, diretora-tesoureira do Clube da Advocacia, reforça a relevância de encontros como este. “É muito importante a implementação do compliance em todos os setores da OAB/DF, sendo necessárias as palestras de conscientização para todos os funcionários. Nós, diretores do Clube da Advocacia do DF, estamos felizes por fazer parte dessa gestão, a qual deu o Start do compliance na Casa da advocacia.”

Relembre algumas das ações da OAB/DF na implementação do Compliance:

Compliance Across Regional discute governança e transparência na OAB/DF

Sistema OAB/DF formaliza o início da implementação do Programa de Compliance

OAB/DF realiza palestra sobre “Compliance, ESG e Responsabilidade: Reflexos Públicos e Privados”

OAB/DF institui Comitê de Implementação de Compliance

Ética, responsabilidade e transparência: OAB/DF avança na implementação do programa de integridade, compliance e LGPD

Ministro do TCU Augusto Nardes participa de evento sobre Compliance na OAB/DF


Texto: Esther Caldas
Fotos: Roberto Rodrigues
Comunicação OAB/DF – Jornalismo