CONSELHEIRO DA OAB/DF TOMA POSSE NA DIRETORIA DA ANAUNI

Brasília, 28/02/2011 – O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, representou o presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, na cerimônia de posse da diretoria da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), na sexta-feira (25/02), no auditório da OAB nacional. Assumiram a diretoria da entidade, para o biênio 2013/2014, Marcos Luiz da Silva e o conselheiro da OAB/DF, Rommel Madeiro de Macedo Carneiro, presidente e vice, respectivamente.

“As bandeiras da advocacia pública também são nossas bandeiras”, disse Caputo, ao cumprimentar os empossados e o então presidente da Associação, André Gustavo Vasconcelos de Alcântara.

“Reconhecemos o êxito da diretoria anterior na condução da Anauni nos últimos dois anos. Antevejo muito sucesso ao Dr. Marcos”, acrescentou.

O advogado geral da União, ministro Luís Inácio Adams, e vários representantes de entidades de classe da advocacia pública estiveram presentes ao evento. Na ocasião, também tomaram posse 14 membros da diretoria e 3 membros do conselho fiscal da Anauni.

Um vídeo institucional em comemoração aos 15 anos da Entidade foi exibido na abertura da cerimônia. Em seguida, foi prestada homenagem à primeira turma de Advogados da União, aprovada no concurso público de 1996.

O presidente empossado, Marcos Luiz da Silva, destacou a atuação da Associação na defesa das prerrogativas da carreira e a sua consolidação como entidade representativa dos Advogados da União. “A Anauni vem se consolidando como ator fundamental de transformações positivas da AGU. Nosso desafio agora é consolidar o processo de aparelhamento de todas as unidades da AGU espalhadas pelo Brasil, bem como buscar o reconhecimento da simetria com as outras funções essenciais à Justiça, prevista na Constituição Federal”.

Luís Inácio Adams destacou o papel que as associações de classe exercem no fortalecimento da AGU, e a importância da criação dos 560 cargos de Advogado da União, em trâmite no Congresso Nacional. “Haverá outros advogados gerais, mas não haverá retrocessos. Por isso a aprovação do projeto de lei que cria os cargos de Advogado da União é prioridade desta administração”.

O conselheiro da OAB/DF, Rommel Madeiro de Macedo Carneiro, eleito vice-presidente da Anauni, é Advogado da União desde 2003. Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará. “Nossa associação tem hipotecado grande apoio ao desenvolvimento da carreira de advogado da União e da AGU. Temos na OAB uma grande parceira e contamos com ela para atingirmos nossas metas para 2011”, concluiu.

Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF