Conselho do Prêmio Orgulho Autista corrobora apoio da OAB/DF

Brasília, 22/06/2011 – O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/DF, Yure Gagarin Soares de Melo, recebeu o troféu alusivo ao VI Prêmio Orgulho Autista, durante a transmissão do programa Cotidiano, da Rádio Nacional, na sexta-feira (17/06). Foi contemplado na categoria Pessoa Destaque, por sua atuação como representante da Ordem em defesa dos direitos dos autistas no Distrito Federal.

“Agradeço o reconhecimento em nome da Comissão e da OAB/DF. O trabalho que fazemos é voluntário e não esperamos retorno de nenhuma espécie, a não ser a conquista dos objetivos pelos quais lutamos”, enfatizou Yure.

O representante do Conselho Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista, Fernando Cota, destacou as contribuições de Gagarin que pesaram na indicação, entre elas o parecer pela constitucionalidade da Lei da Qualidade de Vida dos Autistas (lei distrital 4.568) usado como argumento junto à Câmara Legislativa para a derrubada do veto feito pelo governador.

Cota também frisou a importância do apoio da OAB. “É fundamental termos essa instituição muito forte ao nosso lado e hoje deixamos nossa homenagem aos que empunham a bandeira da defesa dos autistas”.

Desde 2005, o Conselho Brasileiro do Prêmio Orgulho Autista busca evidenciar pessoas e instituições que se destacaram de forma significativa na vida dos diagnosticados como autistas, agraciando-os em diversas categorias, conforme suas realizações.

No primeiro momento, os membros do Conselho indicam os concorrentes e apresentam as defesas com o motivo pelo qual essas pessoas ou instituições foram incluídas como candidatas. Na segunda fase, os integrantes do grupo votam naqueles que acreditam merecer a homenagem. São 15 contemplados, em categorias, nas áreas de saúde, educação, comunicação e várias outras.

Reportagem – Demétrius Crispim
Foto – Valter Zica
Assessoria de Comunicação – OAB/DF