Coordenadora da Igualdade Racial quer censo sobre negros no DF

Brasília, 11/05/2011 – A conselheira da OAB/DF, Josefina Serra dos Santos, tomou posse na terça-feira (10/05) como chefe da Coordenação para Assuntos de Igualdade Racial do DF (Copir), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Diretos Humanos e Cidadania (Sejus). A cerimônia aconteceu no auditório da Seccional e contou com a presença marcante de representantes de comunidades negras, indígenas e ciganas.

A apresentação musical do grupo de crianças e adolescentes percussionistas do projeto Entorno das Artes abriu o evento com cantos e batucadas tradicionais dos cultos afro. Em seguida foi exibido o vídeo “Senhora do próprio destino”, que conta a trajetória de luta da maranhense, empregada doméstica que migrou para o DF em busca de estudo para melhorar sua condição de vida e agora assume a titularidade de um importante órgão distrital.

Toda a cerimônia foi marcada por emoção e entusiasmo da plateia e das autoridades que discursaram, como a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Luislinda Dias de Valois Santos, primeira magistrada negra do Judiciário Brasileiro. “Que hoje no Distrito Federal seja o início de um movimento para todo este país que já foi tão perverso e ingrato para conosco. Aqui no Planalto Central, alguém abriu o olho e descobriu que a inteligência e a competência não é privilégio de nenhuma raça que não a raça humana”.

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, agradeceu a Josefina Serra pelo empenho que dedicou ao Conselho Seccional, “não só como integrante do Pleno, mas como ativa participante de comissões da Ordem que vão às ruas e levam cidadania a uma parcela da população que desconhece seus direitos. Reconhecemos aqui o imenso caráter e personalidade desta pequena grande mulher, cujo trabalho incansável agora enriquece os quadros do GDF”.

A representante da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) da Presidência da República, Ivonete Carvalho, enfatizou a realização de um trabalho conjunto.“Ter um órgão no DF para fazer interlocução com a Seppir é fundamental para atingirmos nossos objetivos, que passam pela capacitação e a inclusão dos negros, que não tiveram oportunidades, e pelo fim do preconceito racial. Esta vitória de hoje é uma vitória do movimento negro”.

Em discurso emocionado, Josefina Serra fez agradecimento especial aos colegas da OAB/DF, a que chamou sua “casa” e discorreu sobre o plano de trabalho que implementará na Copir.

“Nunca foi feita uma campanha para promover a autoclassificação do negro nos censos e pesquisas socioeconômicas. Quero fazer o levantamento de quantos são de fato os negros do Distrito Federal, onde estão, como vivem e o que pensam”.

No encerramento, o secretário adjunto de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal, Jefferson Ribeiro, foi aplaudido ao anunciar que nos próximos dias, com a reestruturação administrativa da Secretaria, a Copir será transformada em Subsecretaria para Assuntos da Igualdade Racial.

Reportagem – Demétrius Crispim
Assessoria de Comunicação – OAB/DF