CorreioWeb: Exame de Ordem e prerrogativas são destaques em entrega de carteiras

Brasília, 20/03/2013 – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal (OAB/DF) deu as boas-vindas a 158 novos advogados, que prestaram compromisso perante a diretoria, o conselho e a sociedade, em duas solenidades, na manhã desta quarta-feira (20/03), no auditório da entidade. O presidente Ibaneis Rocha conduziu a primeira solenidade. “A cada cerimônia de entrega de carteiras, me recordo do dia em que eu recebi a minha, este é um dos momentos mais importantes na vida de um advogado. Ser advogado é ter dedicação ao trabalho e seriedade, pois a advocacia é uma profissão social. Nosso mister deve ser exercido com paixão, o dia que isto se perder, podem escolher outra profissão”, disse Ibaneis. O orador da primeira turma, Diogo Rafael de Arruda, defendeu o Exame de Ordem. “Em um momento em que a seleção feita pela Ordem é tão atacada por alguns grupos, que o fazem equivocadamente, estamos aqui prontos para confirmar que possuímos o necessário conhecimento para tratar dos mais diversos assuntos jurídicos em defesa da sociedade brasileira, que nós confiarão seus mais preciosos direitos com a mínima expectativa de que não os colocaremos em nenhuma situação de risco”.

Felix Palazzo, conselheiro federal, paraninfou a turma e destacou a defesa das prerrogativas profissionais. “Muito tem se dito que as prerrogativas seriam simples facilidades para que os advogados pudessem extrapolar em seu exercício profissional. Na verdade, as prerrogativas são a defesa do próprio cidadão. Se nós, advogados, não tivéssemos as prerrogativas profissionais estaríamos tolhidos no nosso exercício profissional. Sem a plena utilização dessas prerrogativas profissionais, nós não seríamos mais do que meros despachantes”. 2ª solenidade A outra cerimônia foi presidida pelo secretário-geral adjunto Juliano Costa Couto que incentivou os novos advogados a seguirem o caminho que os leve à felicidade, tanto pessoal quando profissionalmente. “Exercer uma atividade que lhe dê deleite na alma é muito importante. Se você está buscando algo que, além do resultado financeiro, vai te dar prazer pro resto da sua vida, aqueles momentos duros dos estudos serão ultrapassados com mais facilidade”.

Rafael Antonangelo foi o orador da segunda turma e falou sobre o novo caminho que enfrentarão na nova etapa da vida. “Somos agora advogados e a luta não é apenas nossa, mas de toda sociedade. As conquistas não serão apenas nossas, mas de todo o Estado Democrático de Direito. O dia de hoje marca nossa capacitação para enfrentar as batalhas que estão por vir”. O conselheiro seccional e presidente da Comissão de Assuntos Tributários e Reforma Tributária da OAB/DF, Jacques Veloso, paraninfou a segunda turma e transmitiu alguns conselhos aos afilhados. “Para os que vão seguir na advocacia aconselho paciência e perseverança, a carreira não é feita do dia para a noite. Apenas com o tempo vocês aumentarão a sua carta de clientes, as coisas vão evoluindo e os resultados virão”. As solenidades foram acompanhadas por conselheiros, familiares e amigos. Os novos advogados receberam, além da carteira profissional, o bóton de identificação.