CURSOS PELA INTERNET ENSINAM AO ADVOGADO INICIANTE A PRÁTICA DA ADVOCACIA

O presidente da OAB/DF, Francisco Caputo, assinou contrato de parceria com a Universidade Cândido Mendes e com a Pós-Graduação a Distância – Instituto Formação para Educação (Posead) para oferecer cursos de pós-graduação e especialização por meio do site da Escola Superior de Advocacia (ESA) da OAB/DF.

A parceria permite que os advogados façam seus cursos a distância. A grande inovação será o curso de formação para o exercício da advocacia, que trará noções de ética, prerrogativas, estrutura e funcionamento dos tribunais, técnica de petição, gestão de escritórios de advocacia e estudo de situações do cotidiano da prática forense. 

O curso de formação para o exercício da advocacia pode ser feito por quem é inscrito há menos de cinco anos na OAB. “O curso de formação do advogado vai ser um avanço, porque ainda não há no Brasil um curso, em Escola Superior de Advocacia, que prepare o advogado para a prática do exercício da profissão. A faculdade oferece forte carga teórica e pouca oportunidade de práticas jurídicas. Isso é suficiente para passar no Exame de Ordem, mas insuficiente para exercer a profissão”, destaca Marcus Palomo, diretor da ESA. 

Em torno de 60 dias, os interessados já poderão se inscrever pelo ESA On-line nos cursos a distância, que serão certificados pela Cândido Mendes, em parceria com o Instituto “A Vez do Mestre”, instituição de ensino superior. Os cursos de especialização lato sensu terão carga horária de 420 horas. Os de aperfeiçoamento, de até 180 horas.