Délio entrega carteira ao advogado mais idoso que já agraciou: 96 anos completados hoje

Francisco de Jesus Penha, aos 96 anos, recebeu das mãos do presidente da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF), Délio Lins e Silva Jr., sua carteira provisória de advogado. A definitiva será entregue no mês que vem, quando, em cerimônia híbrida, presencial e remota, Francisco será orador da turma, a convite do presidente da OAB/DF.

Ele é o mais idoso advogado que Délio já teve a satisfação de entregar registro profissional. Délio foi à casa de Francisco, especialmente, para fazer essa entrega. Francisco já tomou as duas doses da vacina contra o coronavírus.

O presidente da OAB/DF, também, entregou a Francisco um certificado de honra ao mérito, com a seguinte inscrição: “A grandeza não consiste em receber honras, mas em merecê-las”, disse o filósofo Aristóteles. Assim, com essas sábias palavras legadas por esse grande gênio, homenageamos a sua garra e a sua determinação, qualidades imprescindíveis ao exercício da advocacia, profissão que prima pela dignidade, independência e ética.” Foi mais uma homenagem que antecedeu colocar o broche na lapela do advogado.

Francisco contou a sua trajetória, desde a chegada em Brasília aos principais desafios no final dos anos 60, passagens pelo Banco do Brasil, por órgãos do governo federal, e a conquista do grau de bacharel em Direito, pela Universidade de Brasília, em 1970. Lembrou com carinho do amigo Francisco Manoel Xavier de Albuquerque, advogado que atuou em Brasília e que, agora, a OAB/DF acolhe o acervo bibliográfico, doado pelo filho.

Délio perguntou-lhe, então: “está com muitos clientes, já?” Bem-humorado, Francisco respondeu: “com certeza!”

Os conselheiros seccionais Thiago Guimarães Pereira, presidente da Comissão de Seleção da OAB-DF, e Inácio Alencastro, presidente da Comissão de Compliance da OAB-DF, acompanharam Délio e participaram da homenagem, junto com a afilhada de Francisco, a advogada Maria Eduarda Matos. Foi ela quem enviou uma carta à OAB/DF contando a história de vida do padrinho e a admiração que tem pela trajetória dele. Ele foi inspiração ela seguir a carreira.

A entrega dessa carteirinha foi registrada em matéria do Metrópoles. Confira aqui a reportagem na íntegra.

Comunicação OAB/DF