Deputados denunciam violência em unidade de internação de adolescentes do DF (Correio Braziliense)

Matéria da jornalista Samara Schwingel para o Correio Braziliense divulga denúncias de violência em unidades de internação feitas pelas comissões de Direitos Humanos e de Direitos de Crianças e Adolescentes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Distrito Federal (OAB-DF).

Segundo as denúncias, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas relatam agressões físicas e psicológicas em Santa Maria e profissionais destacam falta de infraestrutura.

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados e a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa apresentaram ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) denúncias de maus-tratos na Unidade de Internação de Santa Maria. Segundo os relatos, há violência por parte de agentes contra os socioeducandos do local, além de falta de infraestrutura. 

Representantes das comissões e de outras entidades visitaram o local em 27 de janeiro. De acordo com o documento enviado à Justiça nesta quarta-feira (25/3), há “um método de atuação em que a violência física e psicológica seria utilizada com o objetivo de agravar, de forma ilegal e injusta, os danos das medidas socioeducativas impostas aos adolescentes, por meio da prática de tortura”.

Confira a matéria na íntegra no site do Correio Braziliense