Violência contra a mulher é destaque em curso promovido pela OAB/DF

Brasília, 17/7/2015 – A Escola Superior de Advocacia do DF (ESA/DF) promoveu, em parceria com a Seccional, o curso “Violência Doméstica e Feminicídio: Reflexões e Práticas Judiciais”. As aulas, ministradas pelos professores Welliton Caixeta e Nayara Magalhães entre 6 e 16 de julho, abordaram principalmente as particularidades técnicas que envolvem a atuação na área. O evento, organizado pela Comissão da Mulher Advogada, também contou com a colaboração da defensora pública do DF Dulcielle Almeida.

O curso teve como um dos objetivos capacitar advogados para atuar na Fundação de Assistência Jurídica (FAJ) da OAB/DF, além de chamar a atenção dos participantes para a complexidade relativa à violência de gênero. Os professores levantaram questões como a as nuances dos casos de violência familiar contra a mulher e a necessidade de trazer à tona o conceito de discriminação de gênero na sociedade brasileira.

A coordenadora da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, Aline Yamamoto, foi a palestrante convidada para o encerramento do curso nesta quinta-feira (16) e discorreu acerca dos aspectos culturais que permeiam o assunto. “É importante promover leituras mais amplas e abordar perspectivas diferenciadas referentes ao gênero, inclusive no âmbito cultural. Assim, podemos formar profissionais realmente preparados que não irão reproduzir os estereótipos inerentes ao tema”, disse. IMG_4002

Para a professora e membro da Comissão da Mulher Advogada, Nayara Magalhães, não só os aspectos legais precisam ser levados em conta quando se trata dos casos em que as mulheres são vítimas de agressões. “Os enfoques sociais e psicológicos são tão importantes quanto o ponto de vista do Direito. Ao longo da vivência na área, a gente enfrenta várias dificuldades e, em alguns momentos, apenas a técnica jurídica não ajuda. Portanto, temos que fazer com as pessoas que vieram ao curso entendam a relevância de buscarmos ferramentas, inclusive de outros campos, para nos dar suporte”, comentou.

Participantes do cursos elogiaram a iniciativa e o preparo dos professores “Todos os professores e demais palestrantes contribuíram para alargar meu modo de ver a questão. Se antes o tema era do meu interesse, agora é ainda mais”, disse a jovem advogada Isabela Alves Reis, que esteve presente em todos os encontros. Já Carlos Yann Lopes Reis destacou como esses debates ajudam a desmistificar certos conceitos presentes na sociedade e mantêm os advogados atualizados sobre matérias pertinentes que precisam ser discutidas na esfera judicial.

Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF