1,6 mil bacharéis receberam a carteira para advogar este ano

Na primeira cerimônia de entrega de carteiras da OAB/DF do segundo semestre de 2019, nesta terça-feira (9/7), 42 bacharéis ganharam o documento que garante o exercício da advocacia. Em auditório lotado, os novatos receberam as boas vindas de quase 30 integrantes da diretoria, das comissões e das subseções da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

“Impossível não pensar no primeiro dia de aula na faculdade, nas horas de dedicação aos estudos, na privação de sono, nas provas, nos estágios, nas lágrimas, nas angústias, nas alegrias e nas conquistas. Agora nos reunimos nesta solenidade para iniciar um novo ciclo de nossas histórias”, comemorou a jovem advogada Letícia Brasil Fernandes Costa, em seu discurso aos novos colegas de profissão, na tribuna do mais antigo auditório da OAB/DF.


Para a nova advogada, Letícia Brasil,
a aprovação no Exame de Ordem foi o
momento mais marcante da trajetória

“Esse momento é de emoção e faz passar um filme pelas nossas cabeças”, completou a paraninfa da cerimônia, a conselheira da OAB/DF Giordana Carneiro do Vale Rodrigues. “Saibam que todos os novos colegas são vitoriosos e esta solenidade simboliza uma das mais importantes conquistas que tiveram em suas vidas: a escolha da profissão advocacia”, disse ela, que citou a coragem como o maior legado que recebeu da profissão. “Temos de ter muita coragem no exercício da profissão. A advocacia me fez destemida e com senso de justiça”.

Os novatos presentes na solenidade na tarde desta terça-feira se somam a outros 1.551 mil advogados e advogadas que ingressaram nos quadros da seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil de janeiro até 3o de junho deste ano. O ritmo de ingresso confirma o status do DF como unidade da federação com o maior número de advogados e advogadas por habitantes: um para cada 65 moradores, segundo os dados mais recentes do Conselho Federal.


Giordana Carneiro citou a coragem como
um dos méritos que advocacia lhe deu

Em seu discurso, Letícia Brasil apontou a aprovação no Exame de Ordem como o momento mais marcante de sua trajetória. “Ao ingressarmos nos quadros da OAB, adentraremos em um universo desafiador. Nos depararemos com assuntos e questões que não teremos domínio, mas nenhuma ocasião que venhamos a vivenciar deve ser motivo de desânimo e sim de oportunidade”, disse.

O presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior, reforçou as palavras da oradora. “Não tenham vergonha de assumir os erros, as dificuldades, as limitações”, aconselhou, enumerando os serviços e programas que a instituição oferece aos profissionais, entre eles o Carreiras OAB/DF.

Lançado este mês, o programa oferece orientação para a carreira jurídica, palestras com profissionais renomados, mentoria e networking (saiba mais aqui). “Estamos aqui para ajudar vocês. Considerem a OAB/DF sua segunda casa, porque ela é”, enfatizou Délio.

 

Texto: Ana Lúcia Moura (Comunicação OAB/DF)
Fotos: Valter Zica