25 mulheres que inspiram a advocacia são homenageadas no Dia da Mulher Advogada

A Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF homenageou 25 advogadas que fazem parte da OAB/DF no Dia da Mulher Advogada, comemorado em 15 de dezembro. O objetivo da ação foi parabenizar todas as profissionais que dão seu empenho em prol da defesa da sociedade e de suas causas, por meio delas.

A homenagem ocorreu de forma virtual e contou com a presença do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., da vice-presidente da Ordem, Cristiane Damasceno, e da presidente da Comissão de Igualdade Racial, Josefina Serra, além da diretoria da Comissão da Mulher Advogada.

Segundo a presidente da Comissão, Nildete Santana, o evento visou “homenagear e parabenizar a todas essas mulheres que são símbolos da luta pela advocacia, de representatividade, de competências e de dedicação em advogar pelas causas de todos”, afirmou.

Conheça o nome das homenageadas:

OAB/DF
Francisca Aires

Subseção de Águas Claras
Carolina de Meneses Andrade
Marescka Morena Santana Silveira

Subseção de Brazlândia
Gabriela de Moraes
Sueide Catarina Barros de Almeida

Subseção de Ceilândia
Flaviana de Moura Farias
Otanylda Badú de Oliveira Gonçalves

Subseção do Gama e de Santa Maria
Andréia Liberal Amorim Dionizio
Graciela Slongo

Subseção do Guará
Flávia Marcelle Rodrigues Pena
Kelly da Silva de Freitas Secundo

Subseção do Núcleo Bandeirante
Nilvânia do Prado Silva
Silvia de Fátima Prates Mendes

Subseção do Paranoá
Cosma Anastácia do Nascimento
Fabiane Cadete dos Santos

Subseção de Planaltina
Shaila Gonçalves Alarcão
Neiva Esser

Subseção de Samambaia
Graça Gontijo
Maria do Carmo Souza dos Santos

Subseção de São Sebastião
Lorena Resende de Oliveira Lorentz
Nad Jane Magalhães Bertoldo

Subseção de Sobradinho
Maria das Graças Rodrigues da Silva
Débora Araújo Cavalcante

Subseção de Taguatinga
Cecília Queiroz
Maria Bernadete Teixeira

Ao todo, 25 mulheres foram homenageadas, sendo duas de cada uma das 12 Subseções e uma da Sede. “O objetivo de homenagear elas é mostrar exatamente essa interação que prezamos entre Seccional e Subseções. Além de destacar as lutas diárias que eles enfrentam pela advocacia”, ressalta Nildete Santana.

O presidente Délio Lins, também, concorda com Nildete Santana. “Eu fico feliz mesmo de poder perceber a cada dia mais que nossa Casa é a OAB do Distrito Federal, de que não é formada por uma região central e, sim, por todo o DF. Aqui, unimos forças de todos os lados e buscamos a melhor atuação da Ordem em defesa da sociedade. Portanto, é bom e importante ver essa pluralidade”, destaca.

HOMENAGEADAS

Citar o nome de cada uma das grandes homenageadas ficou a encargo da vice-presidente da Comissão da Mulher Advogada, Joana D'Arc Alves Barbosa Vaz de Mello. Para ela, a luta da mulher advogada percorre caminhos, muitas das vezes, trabalhosos. “As conquistas vieram de lutas difíceis e não acabaram, ainda estamos buscando a concretização de Direitos inclusive previstos na Constituição. A vida da mulher não é fácil e a da advogada muito menos. Mas somos mulheres fortes e conseguimos sempre o que almejamos e isso não vai mudar. Então, não vamos desistir, continuaremos a lutar para ocupar os espaços que são nossos também. Parabéns a todas que lutam a cada dia pela advocacia”, declarou.

A vice-presidente da OAB/DF, Cristiane Damasceno, fez questão de citar e relembrar o que viveu com cada uma das homenageadas da noite. “Eu citei o nome de todas, porque não poderíamos deixar de falar que vocês fazem parte do nosso projeto, da nossa atenção. Temos muita gratidão por tudo que foi construído e pela participação de vocês. Só conseguimos a paridade de gênero porque tivemos mulheres guerreiras antes de nós que abriram portas para que estivéssemos hoje aqui”, destacou.

Cristiane Damasceno, também, ressaltou a garra dessas mulheres. “Tenho orgulho de ter cada uma de vocês conosco. É um prazer poder homenageá-las e dizer que a OAB foi formada por nós. Então, agradeço a parceria de vocês que são mulheres corajosas, cheias de esperanças e de força. Exemplos de que ter filhos, ser casada, cuidar de clientes e ter uma profissão como a nossa não é para qualquer pessoa. Obrigada e recebam todo o nosso carinho especial por meio desta homenagem”, pontuou.

Já a presidente da Comissão de Igualdade Racial, Josefina Serra, destacou a importância dos posicionamentos que saem da OAB/DF. “Qualquer luta da advocacia aqui do DF se reflete no Brasil inteiro, então, a questão da paridade e das cotas com certeza refletirá em todas as categorias. E é isso mesmo que queremos, pois mostra que nossa instituição luta pelos Direitos humanos e sociais”, diz.

Segundo Josefina Serra, a visibilidade e o que a OAB é se dá, em grande parte, pelas lutas das mulheres. “A Ordem só existe por conta de cada uma de nós. As mulheres sempre estiveram à frente de seu tempo e isso é fundamental para todas as conquistas realizadas. Eu gosto de ser advogada, gosto da minha casa, a OAB/DF, então, homenageio todas as mulheres em nome da presidente Nildete”, concluiu.

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)