60 anos de história! Parabéns, OAB/DF!

Nesta quinta-feira (17), a Diretoria da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) celebrou os 60 anos de sua fundação, descerrando placa comemorativa no hall do edifício sede. Foi uma solenidade que observou todos os cuidados de prevenção à Covid-19; marcada por muita emoção.

Falaram aos presentes o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., a vice-presidente, Cristiane Damasceno, o conselheiro federal Francisco Caputo Neto e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), Eduardo Uchôa Athayde.

Todos lembraram da comemoração anterior, os 50 anos da Seccional, que tem placa comemorativa fixada, também, nesse hall. Recordaram as contribuições de cada geração de advogadas e de advogados que “colocaram seus tijolinhos” para construir uma instituição que defende a democracia, os cidadãos e é um dos pilares em nossa sociedade.

A placa homenageia essa história de lutas. Nela está inscrito: “Há 60 anos, em 25 de maio de 1960, fundou-se esta Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. Esta vigorosa instituição atuou na defesa da ordem jurídica, enfrentou o autoritarismo, combateu a censura e emplacou lutas decisivas para a restauração e o fortalecimento da democracia. Nos termos da Constituição Federal de 1988, representa a voz incansável da liberdade, dos direitos humanos e dos direitos civis. Assim, advogadas e advogados do Distrito Federal celebram esta data reafirmando seus compromissos com a sociedade brasileira.

DISCURSO DO PRESIDENTE

Délio falou do início de sua trajetória e do orgulho de pertencer ao atual grupo que dirige a instituição: “Comecei minha vida de OAB um pouco antes da comemoração dos 50 anos da OAB/DF. Foi nas comissões. Primeiro, na Comissão de Direitos Humanos. Depois, na Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante. Nos 50 anos, meu nome está lá, naquela placa. Dez anos depois, estamos aqui, descerrando a placa dos 60 anos! Foi um intervalo em que cada presidente, cada diretor, cada presidente de comissão, cada advogada e cada advogado contribuiu para que, de alguma forma, esses nossos 60 anos acontecessem. Assim merecem todas as homenagens e reverências. Tenho muito orgulho de estar aqui com vocês, com este grupo que se formou. Estamos aqui, juntos, e bem no ano mais difícil de nossas vidas! Ano de pandemia e que nos trouxe muitas dificuldades, mas, também, a gente encerra com muita coisa feita. Fizemos mais do que esperávamos!” Ele enumerou avanços de gestão, especialmente os serviços disponíveis com uso de tecnologia.

A FALA DA VICE PRESIDENTE

Cristiane Damasceno disse ali que não se tratava apenas de descerrar uma placa, mas de celebrar o trabalho da diretoria, acompanhado dos esforços de conselheiras e de conselheiros. “Somos um anjo de asa só, como diz a conselheira Moara.” Ela valorizou todos os esforços de quem atua na Seccional e conselheiros federais, também, da CAADF. “Eu vi a placa dos 50 anos e vi o tanto que acrescentamos. Estamos deixando o nosso tijolinho para a construção da nossa advocacia. O presidente Délio e eu estávamos em campanha quando dissemos: ‘vamos entrar para trabalhar!’ Assim estamos fazendo e com amor. A bíblia valida meu comportamento. Ela diz: Tudo o que fizerdes, fazei de todo coração, como para Deus, e não para homens.”

BANCADA DE CONSELHEIROS FEDERAIS

O conselheiro federal Francisco Caputo representou a bancada no Conselho Federal. Falou da contribuição da gestão para o engrandecimento da casa, da advocacia e para a proteção da sociedade. “Eu me emociono ao ler a placa de contribuição. Tijolinho fundamental para nossa casa. Em nome da bancada do DF no Conselho Federal, quero parabenizar a todos vocês e a diretoria em particular por estar engradecendo tanto e reeditando os melhores dias da OAB/DF. É um orgulho fazer parte desta gestão! Um orgulho muito grande fazer parte deste grupo e um orgulho ser liderado por vocês!”

CAADF

Eduardo Uchôa Athayde ao ler um texto que foi publicado nas redes sociais da CAADF, na última segunda-feira, explicou: “Fazemos isso para engrandecer nossos colegas advogadas e advogados, como pessoas e como profissionais. Trouxemos uma citação de Robert Frost: ‘Não menospreze nossos poderes: Tentamos conquistar o infinito’. Dias como este – de homenagem aos 60 anos da OAB/DF – são muito importantes para pessoas como nós, que trabalhamos incessantemente pela nossa categoria. Hoje, nosso nome estará inscrito marcando que estávamos aqui contribuindo, mas mais do que isso, que estávamos em um período de pandemia, momento em que pagamos valor recorde assistência a nossos advogados.”

A placa foi descerrada ao final dos discursos.

Comunicação OAB/DF
Texto: Montserrat Bevilaqua

Fotos: Valter Zica