A advocacia trabalhista e os 70 anos da CLT serão discutidos em seminário na OAB/DF

A Comissão do Direito do Trabalho da Seccional realizará o seminário “A Advocacia Trabalhista e os 70 anos da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT”, dia 4 de junho, na sede da OAB/DF (516 norte), às 18h30. O mês de junho foi escolhido em razão da comemoração do Dia do Advogado Trabalhista, 20 de junho.

Victor Russomano Junior, renomado advogado trabalhista e professor da Universidade de Brasília desde 1981, foi convidado para palestrar no evento. Ele possui graduação em Ciência Política pela Georgetown University (1978) e, em Direito, pela Universidade de Brasília (1980). O advogado é pesquisador de Direito do Trabalho e Direito Coletivo do Trabalho.

O presidente da Comissão da Seccional, Marcone Guimarães Vieira, disse que será abordada a evolução da advocacia trabalhista nos 70 anos da CLT. “A Consolidação das Leis do Trabalho está sempre em evolução, por isso ela é uma consolidação e não um Código. Um exemplo claro é a equiparação dos empregados domésticos”, pontuou. Luís Claudio Moura, membro da Comissão do Direito do Trabalho, argumentou que o momento é oportuno para o debate. “Convidamos Russomano porque queremos um advogado que nos represente neste momento”.

Claudio Moura revelou, ainda, que o decano José Torres das Neves será homenageado durante o evento com a entrega de uma placa de menção honrosa. Neves é conhecido pela atuação na Justiça trabalhista e pela luta em prol dos interesses dos militantes na área.

Marcone Guimarães disse que, infelizmente, a legislação ainda não considera importante a atuação do advogado trabalhista. “Nós queremos deixar bem claro que uma pessoa que não está assistida por um advogado não tem o mesmo desempenho judicial. Por isso, a presença da advocacia trabalhista é imprescindível para a conquista do Direito”, defendeu.

Reportagem – Tatielly Diniz
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF