“A OAB-DF é local de estudo, qualificação, ponto de encontro de advogados, lugar de amigos e parceiros profissionais” – Renata Cysne

Foram entregues, na tarde desta quinta-feira (13), na sede da Seccional, em Brasília, 86 carteiras para os mais novos advogados. A paraninfa, secretária-geral da comissão de Diversidade Sexual da OAB/DF e presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família do DF, Renata Cysne, sobre a importância da Seccional. “A OAB-DF é local de estudo, qualificação, ponto de encontro de advogados, lugar de amigos e parceiros profissionais”.

Ela também ressaltou a importância do advogado na sociedade. “A advocacia é trajetória, é caminho percorrido. Vocês não nasceram hoje como advogados, vocês se tornarão e quando vocês menos perceberem a advocacia não será uma profissão, será um modo de vida. A advocacia exige dedicação íntegra, harmoniosa e comprometida. Esse compromisso deve ser movido por um fim social, e com a intenção de propor constantes mudanças positivas na sociedade”.

Matheus Barra de Souza, orador da turma, discorreu sobre o caminho percorrido pelos novos advogados e os deveres que deverão ser cumpridos. “É com muita alegria que falo em nome dos mais novos advogados. Depois de vários anos na faculdade, trabalhos, provas, noites mal dormidas, depois do Exame de Ordem, é certamente uma vitória para todos nós estarmos aqui. Seremos defensores dos cidadãos, das pessoas, das suas garantias de direitos individuais e mais do que isso, seremos defensores da liberdade de pensar, agir, trabalhar, se expressar, viver”.

O secretário-geral da Seccional, Jacques Veloso, pontuou que a advocacia é imprescindível para a defesa do Estado Democrático de Direito. “O que diferencia uma democracia de uma ditadura é existir advogado. Não há a necessidade da existência da advocacia onde há a ditadura, porque você vai defender o que e pra quem? O exercício do amplo direito de defesa que faz da nossa profissão a mola central de qualquer regime democrático de direito. E nós temos a responsabilidade de todos os dias lutarmos para que jamais esse direito sucumba” disse. “A dra. Renata destacou com muita sabedoria que a advocacia é trajetória. Não se faz uma bela carreira na advocacia do dia para a noite. É credibilidade, trajetória, empenho, estudo”.

Também compuseram a mesa a vice-presidente e o secretário-geral do Conselho Jovem, Marcela Furst e Emanuel Sales; o membro da Comissão do Direito do Consumidor, Bruno Caleo Oliveira; o membro da Comissão de Ciências Criminais, Emanuel Carvalho Farias; o secretário-geral licenciado da Subseção de Ceilândia, Newton Rubens de Oliveira; o vice-presidente da Comissão de Prerrogativas, Fernando de Assis Bontempo; o presidente da Comissão de Direito do Consumidor, Fernando Martins de Freitas; o presidente da Comissão de Assuntos Regulatórios, Glauci Alves e Santos; e o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade.