“Advocacia é coragem”, Luís Carlos Martins Alves Junior

O paraninfo e procurador da Fazenda Nacional Luís Carlos Martins Alves Junior enfatizou durante solenidade de entrega de carteiras, nesta quarta-feira (23), que “advocacia é coragem”. Em seu discurso, ele abordou o advogado e o Estado de Direito. Para o procurador, “o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa não devem ceder jamais ao arbítrio do poder”.

“Nós advogados somos sentinelas do Direito, do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório. Ser advogado, exercer a advocacia, consiste em ser, não raras vezes, o único escudo de proteção dos investigados, dos acusados, dos réus e dos condenados. Isso significa que ao aceitar o patrocínio de uma causa, o advogado deve agir com coragem e desassombro”, enfatizou o paraninfo Alves Junior.

Representando a presidência da OAB/DF, o secretário-geral Jacques Veloso saudou. “Essa casa, a Ordem dos Advogados do Brasil, sempre foi protagonista desse momento que vocês estão vivenciando. Ela é feita por nós. Venham e participem ao máximo do que ofertamos”.

A oradora da turma Kamylla Rauanny Dias Florêncio disse que a qualidade de um profissional da advocacia que mais se destaca para que ele alcance o sucesso é a perseverança. “Perseverança é o ato de conquistar seus objetivos devido ao fato de manter-se firme e fiel a seus ideais e propósitos”, argumentou. “Somente com garra, coragem, força e muita vontade de crescer é que venceremos esse início cheio de dificuldades. Não tem outra fórmula, só é possível começar do começo”.

Compuseram a mesa da solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o secretário-geral adjunto, Cleber Lopes; o presidente da CAADF, Ricardo Peres; os conselheiros Seccionais Ildecer Amorim, Ewan Teles, Mauricio Correa da Veiga, Erich Endrillo; o presidente da Subseção da Ceilândia, Edmilson Menezes; a secretária-geral adjunta da Subseção do Núcleo Bandeirante, Nilvânia do Prado; a vice-presidente e o secretário-geral do Conselho Jovem da OAB/DF, Marcela Furst e Emmanuel Sales e o membro do Tribunal de Ética e Disciplina Getulio Novaes Frota.