Advocacia iniciante: OAB/DF vai simular julgamento de um caso real no Tribunal do Júri

Com o objetivo de estimular e aprofundar o conhecimento de jovens advogados e advogadas, a OAB/DF vai simular um julgamento no próximo dia 23 com apoio do Tribunal do Júri de Brasília.

Organizado pelo Carreiras da OAB/DF e pela Comissão de Advogados Integrantes do Núcleo de Prática Jurídica da seccional na Ordem no DF, o I Júri Simulado terá como objeto de debate um processo criminal real da competência do Tribunal do Júri.

Advogados e advogadas interessados em integrar o julgamento poderão se inscrever pela internet até o dia 5 de agosto no site da OAB/DF. Acesse aqui.

Os participantes serão selecionados por uma Banca Organizadora, composta por membros do Comitê Gestor de Carreiras e da Comissão de Advogados Integrantes de Núcleos de Prática Jurídica da OAB/DF.

Responsável pelo cronograma de atividades e dos atos simulados, a Banca vai escolher 30 participantes, por ordem de inscrição. Podem participar advogados e advogadas regularmente inscritos na OAB/DF que tenham até cinco anos de inscrição e situação regular junto à Tesouraria da Seccional. Profissionais que estejam respondendo processos no Tribunal de Ética e Disciplina (TED/DF) não poderão integrar o júri. Confira o edital completo de seleção aqui.

Preparação
As funções processuais serão distribuídas por sorteio público, que será realizado na OAB/DF, no dia 8 de agosto, às 19h30. Os profissionais do júri receberão, entre os dias 12 e 19, mentorias presenciais organizadas por um grupo de trabalho. No dia 21 de agosto haverá uma preparação final para o julgamento. O júri simulado ocorrerá entre 13h e 19h, no Plenário do Tribunal do Júri de Brasília, localizado no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

Ao longo do júri, os profissionais do Direito poderão ter contato com casos ocorridos na realidade forense; desenvolver a noção de importância do respeito às garantias fundamentais; refletir sobre os problemas enfrentados pela sociedade; e articular ensino e pesquisa com o estudo da ética profissional aplicada ao campo prático.

Por se tratar de um caso verídico, os nomes dos envolvidos no processo serão protegidos durante as sessões. Será mantido também o sigilo e/ou pseudônimos para os demais elementos característicos do processo. Ao final do evento, todos os participantes receberão certificado de participação.

Confira o cronograma de atividades:
Inscrições: até às 23h do dia 5 de agosto, no site da OAB/DF
Contato com os inscritos via grupo de WhatsApp: 6 de agosto
Sorteio dos personagens do julgamento e divisão dos grupos de trabalho e das mentorias: 8 de agosto, às 19h30, na OAB/DF
Mentorias presenciais organizadas por grupo de trabalho: entre 12 e 19 de agosto, das 19h30 às 22h, na OAB/DF
Preparação final (presencial): em 21 de agosto, das 19h30 às 22h, na OAB/DF
Realização do Júri Simulado: em 23 de agosto, das 13 às 19h, no Plenário do TJDFT

 

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Ana Lúcia Moura)