Advogado do século XXI deve ser capaz de mediar conflitos

“Me atrevo a dizer que hoje em dia, no século XXI, tem mais uma característica que vossas excelências deveriam desenvolver para ter sucesso na advocacia. A capacidade de composição, mediação de conflitos, mediação de diálogos e de pontes, e não de muros que os separam, seus ex adversus não são inimigos, são momentaneamente adversários de briga de ideias”. Foi assim que o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto encerrou a solenidade de entrega de carteiras realizada na tarde desta quinta-feira (5).

O paraninfo, ex-conselheiro da OAB/DF e procurador da procuradoria geral do Distrito Federal, Marlon Tomazette, desejou sucesso e felicidade aos novos compromissandos. “Não se esqueçam que a advocacia é de fato uma função essencial à administração da justiça. Não se trata de uma mera formulação retórica da Constituição Federal, mas da declaração de uma realidade. Sem os advogados não se faz justiça. Sem os advogados a injustiça se pereniza”.

A oradora, Thais Caldas, clamou os novos advogados a serem unidos. “E hoje diante de vocês venho desejar uma advocacia plena, uma advocacia de excelência, uma advocacia de integridade e parceria, pois na advocacia onde se divide conhecimentos, multiplica-se ganhos. Que não esperemos o amanhã para sermos excelentes no hoje, não deixemos rastros, e nem máculas em nossas carreiras e nossos nomes”.

Compuseram a mesa, o presidente Seccional, Juliano Costa Couto; o paraninfo, ex-conselheiro da OAB/DF e procurador da procuradoria geral do Distrito Federal, Marlon Tomazette; a diretora da CAADF, Daniela Caetano; o presidente da subseção de Sobradinho, Marcio de Souza Oliveira; os conselheiros Seccionais Alessandra Camarano, Liliane Marquez, Antonio Rodrigo Machado, Erich Endrillo e Wesley Ricardo Bento; a vice-presidente da comissão de apoio ao advogado iniciante, Mariana Gondim; o ouvidor da OAB/DF, Paulo Alexandre; o membro da Comissão de Direito das Famílias, Leonardo Carvalho; a integrante da Comissão de Direito do Trabalho da Subseção do Núcleo Bandeirante, Janaína Guimarães.