Advogado é o elo legítimo entre o jurisdicionado e a Justiça, diz novo presidente do TJDFT

Brasília, 22/4/2014 – O presidente Ibaneis Rocha, membros da diretoria e conselheiros da Seccional do Distrito Federal da OAB prestigiaram, nesta terça-feira (22/04), a posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), o desembargador Getúlio Vargas de Moraes Oliveira.  Tomaram posse também os demais membros da nova administração, a desembargadora Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias, como 1ª Vice-Presidente; o desembargador Waldir Leôncio Júnior, no cargo de 2º Vice-Presidente; e o desembargador Romeu Gonzaga Neiva, que ocupará o cargo de Corregedor da Justiça do DF e Territórios. Os magistrados foram eleitos pelo Tribunal Pleno do TJDFT em sessão extraordinária, realizada no dia 21 de fevereiro.

A cerimônia contou com a presença de autoridades do Poder Judiciário, do Legislativo e Executivo. Compareceram à solenidade o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio; o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz; o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão; a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Nancy Andrighi; e o defensor-geral da União, Haman Tabosa.

Entre os membros da OAB/DF presentes na solenidade, estavam o vice-presidente Severino Cajazeiras, o secretário-geral Juliano Costa Couto e o conselheiro seccional e presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB/DF, Leonardo Mundim, que é filho do novo presidente do TJDFT.

Compareceram também o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Ricardo Peres; o conselheiro federal da OAB pelo Distrito Federal, Evandro Pertence, e o ex-ministro do STF, Sepúlveda Pertence.

Em trecho de seu discurso em que se referiu especialmente à advocacia, o desembargador Getúlio de Moraes Oliveira disse que “o advogado é o elo legítimo entre o jurisdicionado e a Justiça”. O presidente do TJDFT disse também que pretende efetivar plenamente o Processo Judicial Eletrônico (PJe) como forma de “encerrar o ciclo inaceitável de balcão e filas de espera”.

Comunicação social – jornalismo
Foto: Valter Zica
OAB/DF