Advogados podem cadastrar em posto do Na Hora visitantes de clientes internos nos presídios

A partir deste mês, os advogados e advogadas do Distrito Federal poderão cadastrar no posto do Na Hora da rodoviária do Plano Piloto, por meio de procuração, os visitantes de seus clientes que estão aguardando julgamento ou cumprindo pena nas unidades prisionais do DF.

A medida atende a um pedido da OAB/DF para agilizar o atendimento dos internos pelos advogados. Atualmente o procedimento é feito apenas nos presídios. A unidade que disponibiliza o novo serviço aos profissionais do Direito foi inaugurada nesta quinta-feira (13/6) pela Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe), da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF).

Além de facilitar o atendimento dos advogados, o novo posto vai atender também as famílias dos internos. Hoje, os familiares contam exclusivamente com o posto do Na Hora do Riacho Fundo para se cadastrar para realizar visitas. O serviço não era estendido aos advogados.

“A oferta do serviço é uma medida inédita, que trará comodidade aos profissionais, otimizando o trabalho e dando celeridade na defesa dos interesses de seus clientes”, comentou a coordenadora jurídica da OAB/DF, Ana Ruas, durante a inauguração da unidade. Para ela, “a Sesipe cumpre, com a medida, seu dever de humanizar e oferecer mais comodidade e facilidades aos usuários dos serviços prestados pela Subsecretaria, no que se refere às demandas do sistema prisional do DF”.


Para Ana Ruas, medida trará mais
comodidade aos advogados e celeridade no
atendimento das demandas dos internos

O subsecretário do Sistema Penitenciário, Adval Cardoso, também destacou os benefícios que a novidade irá proporcionar aos profissionais do Direito. “Eles terão mais eficiência e agilidade no atendimento de seus clientes, garantido as prerrogativas da profissão”, disse.

Ele comentou ainda a facilidade que o novo posto oferece às famílias dos presos. “Temos internos com familiares em outros estados e a avaliação do cadastro dura cerca de 15 dias. Desta forma, o familiar não precisará se deslocar mais de uma vez para realizar o procedimento necessário”, explicou.

O secretário executivo de Segurança, Alessandro Moretti, acredita que, com a inauguração do posto da rodoviária, a capacidade de atendimentos para cadastro irá dobrar. De janeiro a maio deste ano, a unidade do Riacho Fundo atendeu 13.162 visitantes, segundo dados divulgados pela Sesipe durante a inauguração. Anualmente, o número passa de 32,6 mil.

Filas
A inclusão de mais um posto de atendimento é uma das medidas implementadas pela SSP/DF, em conjunto com a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus), para evitar as filas para visitas na porta do Complexo Penitenciário da Papuda, onde familiares costumavam chegar de madrugada para aguardar a liberação de senhas.

Agendamento
Antes de ir a um dos postos, os advogados precisam fazer o agendamento prévio (clique aqui). Desta forma, o interessado poderá escolher o dia e o horário do atendimento, evitando filas.

 

Com informações da Assessoria Comunicação Social da SSP-DF
Foto: Maurício Araújo – Ascom/SSP-DF
Foto do destaque: Tony Winston/Agência Brasília