Advogados poderão agendar encontro com clientes no CDP

Brasília, 25/7/2013 – A OAB/DF e o Centro de Detenção Provisória (CDP) implantarão o sistema de agendamento de entrevistas aos internos. A nova ferramenta começará a funcionar a partir da segunda-feira (5/8). Com essa medida, as longas esperas enfrentadas diariamente pelos advogados militantes naquele presídio será reduzida, sendo realizada programadamente a separação do interno para os advogados. O vice-presidente da Seccional, Severino Cajazeiras, e o diretor do CDP, Nivaldo de Oliveira, formalizaram a parceria, nesta terça-feira (23/7).

O coordenador de Assuntos Penitenciários da Comissão de Prerrogativas, Divaldo Theophilo, disse que o projeto foi aprovado por   unanimidade pela comissão. “É uma iniciativa que vai melhorar consideravelmente o dia-a-dia dos advogados criminalistas do DF. Com o agendamento, o advogado sairá de seu escritório apenas para chegar no horário marcado. Além de decidir se vai ou não naquele dia caso a agenda já esteja cheia. Conversei com alguns colegas e todos aplaudiram a proposta”.

PAPUDA 23-07-2013 033 (2)

O agendamento prévio deverá ser feito até as 19h, pelo telefone (61) 3339-5229 pelo e-mail [email protected] , ou pelo site da OAB/DF. O projeto ainda concentra outra novidade, a ampliação do horário de atendimento, que será de 9h às 20h. O objetivo do novo método é proporcionar maior comodidade ao advogado, que se reunirá com o cliente no horário marcado, evitando os inconvenientes da morosidade do atendimento. O novo sistema será padrão para o encontro de advogados e clientes, com a exceção de casos especiais em que o advogado não consiga realizar o agendamento.

“É totalmente oportuna a medida tomada pela Seccional em conjunto com o CDP. Não podemos deixar de aproveitar as vantagens que a modernidade nos oferece. A iniciativa é extremamente adequada para o momento que estamos vivendo de inserção digital da advocacia. O sistema é eficiente e pode propiciar um ganho de tempo enorme, e que deve ser expandido para as outras unidades prisionais”, ressaltou o criminalista Cleber Lopes.

Salas de Oitivas

PAPUDA 23-07-2013 030 (2)No início de agosto serão inauguradas as dez novas Salas de Oitivas, distribuídas nos blocos I, III e IV, do Centro de Detenção Provisória (CDP), da Papuda, onde ficam aproximadamente 2 mil presos. Ampliados e reformados pela OAB/DF e CAA/DF, os novos espaços trarão aos advogados melhores condições de atendimento aos seus clientes. As salas darão maior conforto e segurança aos advogados. Os profissionais poderão conversar com os clientes através de vidros, que proporcionarão um contato visual nítido.

O presidente Ibaneis Rocha destacou a importância do trabalho conjunto realizado pela Seccional e pelo CDP. “Tivemos todo o apoio da diretoria do CDP e da Secretaria de Segurança Pública do DF para os projetos de melhorias das condições de trabalho dos advogados militantes no sistema penitenciário. Para nós é muito importante esse ótimo relacionamento, pois os maiores beneficiados são os profissionais em sua labuta diária”.

Reportagem – Priscila Gonçalves
Foto – Valter Zica
Comunicação Social – Jornalismo
OAB/DF