Advogados são agraciados com Medalha do Mérito Eleitoral

Brasília, 6/4/2016 – O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) promoveu, nesta quarta-feira (6), cerimônia de outorga da Medalha do Mérito Eleitoral do Distrito Federal. O objetivo é gratificar os méritos e serviços de destaque realizados por entidades e pessoas físicas em prol da Justiça Eleitoral do Distrito Federal. Durante a solenidade, o presidente do TRE-DF, desembargador Romão de Oliveira, destacou que homenagem da Corte à OAB é um ato de gratidão. “O Tribunal Regional Eleitoral considera o advogado imprescindível para a correta observância da ordem jurídica”, afirmou.

Medalha TRE e CLDF Dr Alexandre 06-04-2016 087Na categoria jurista receberam a comenda o presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, o presidente da OAB/DF, Juliano Costa Couto, a vice-presidente Daniela Teixeira, e o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do DF, Ricardo Peres, que também recebeu outra medalha em nome da CAA/DF. Costa Couto salientou que é um reconhecimento generoso, por parte do tribunal, que engrandece a advocacia do DF. “Me sinto aqui também representando a OAB e advocacia para estabelecer um diálogo cada vez mais profícuo com o Tribunal Regional Eleitoral”.

Também agraciado, o advogado Edson Marauí disse que “a medalha honra mais ao homem, do que o homem à medalha. É uma homenagem muito significativa, isso engrandece a classe. A medalha não é só para o advogado, mas para toda a classe”. Daniela Teixeira disse que a medalha vai muito além de uma homenagem pessoal. “Certamente o que importa foi a fala do desembargador Romão, que disse que a grande homenageada é a OAB. Isso engrandece todos os advogados e especialmente todos que trabalham pela OAB. É realmente um dia de muita alegria”.

ALJ_3111A distinção honorífica foi instituída pela Resolução 3.169, de 22 de março de 2000, com vista a incentivar o exercício da cidadania e a cooperação com a Justiça Eleitoral na promoção da democracia. Foram agraciados 35 juristas, 21 colaboradores e 24 servidores.

Medalha do STM

O Superior Tribunal Militar (STM) comemorou, na última semana, 208 anos de história da Justiça Militar da União. Para marcar o aniversário da Justiça mais antiga do país, a Corte realizou a tradicional cerimônia de entrega de medalhas da Ordem do Mérito Judiciário Militar. O evento ocorreu no Clube do Exército e reuniu servidores e personalidades de diversas instituições do país. Juliano Costa Couto e o conselheiro Dino Andrade receberam medalhas no grau ‘distinção'.

medalha STM 01-04-2016 110“Para nós que atuamos como advogados e representamos a OAB perante à sociedade, é uma honra muito grande o reconhecimento de um Tribunal Superior pelo trabalho que fazemos. É com muito júbilo que recebi essa notícia e espero continuar prestando serviço à sociedade”, salientou Dino Andrade, na ocasião.

Entre os agraciados com a honraria, destacaram-se o ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Edson Fachin, o presidente do Tribunal Superior do Trabalho, Ives Gandra Filho, e o presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Getúlio de Moraes Oliveira.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF