“Autoritarismo e Sistema de Justiça” estarão em debate na retomada da Jornada da Memória, Verdade e Democracia da OAB/DF

Evento acontecerá amanhã, dia 23, a partir das 19h, por meio da plataforma zoom e contando com: o ex-presidente do Conselho Nacional da OAB, Cézar Britto; a ex-presidente da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos e procuradora da República, Eugênia Gonzaga; o defensor público Federal em Direitos Humanos Thales Treiger e o juiz de Direito no Distrito Federal Fábio Esteves. A mediação será realizada pela presidente da Comissão da Memória e da Verdade da Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e anfitriã do evento, Maria Victoria Hernandez Lerner.

O ponto central do debate é oportunizar as falas de diversos pontos de vista e de que maneira o autoritarismo se cruza com cada lugar institucional no sistema de justiça.

“Qualquer advogado ou advogada já passou por constrangimentos típicos de abuso de autoridade nos fóruns, delegacias e instâncias de seu trabalho. São as permanências autoritárias de uma sociedade forjada na escravidão e com longos períodos ditatoriais” diz a presidente da Comissão da Memória e da Verdade, anfitriã do evento, Maria Victoria Hernandez Lerner.

Referência no tema da Memória e Verdade, a procuradora da República Eugênia Gonzaga acredita que o país não teve uma Justiça de Transição no processo de redemocratização. Ela afirma que “se houvesse Justiça de Transição no Brasil, defensores da ditadura militar não estariam na vida pública”.

SOBRE O EVENTO

A Jornada da Memória, Verdade e Democracia da OAB/DF teve início em outubro de 2020. O primeiro evento discutiu a invasão da sede da OAB/DF em 1983.

O objetivo desse encontro organizado pela Comissão da Memória e da Verdade da OAB/DF é a defesa do direito humano à memória e à verdade, correlacionando fatos passados com o contexto político e social atual.

A proposta compreende, ao longo de um ano (de outubro passado a outubro deste ano), realizar discussões e diálogos por meio de encontros virtuais mensais.

Para o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Jr., essa ação da Comissão da Memória e da Verdade da Seccional, resgata questões de direito coletivo e individual. “Falaremos de pilares da dignidade da pessoa humana que temos que garantir”, pontua.

Anote aí!

Terça-feira (23/02), a partir das 19h

Assistir a Live “Autoritarismo e Sistema de Justiça” da Jornada da Memória, Verdade e Democracia da OAB/DF

Transmissão on-line pelo zoom. Saiba mais na página de Eventos da OAB/DF

Comunicação OAB/DF


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: