Comissão de Direito Eleitoral prestigia posse do ministro substituto do TSE Admar Gonzaga Neto

Brasília, 25/6/2013 – A Comissão de Direito Eleitoral da OAB/DF prestigiou a posse do advogado Admar Gonzaga Neto, no cargo de ministro substituto do TSE, na noite desta terça-feira (25). Gonzaga Neto foi empossado pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na vaga destinada à classe dos advogados. A solenidade foi realizada no gabinete da presidência do TSE e contou, ainda, com a presença do presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado, além representantes do Judiciário, do Executivo, do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União e de Tribunais de Contas.

Gabriela Rollemberg de Alencar, presidente da Comissão de Direito Eleitoral, disse que Admar Gonzaga milita há muito tempo na área eleitoral e domina o assunto e a jurisprudência do Tribunal. “Para a classe dos advogados, é uma honra tê-lo no TSE. A posse dele é muito importante porque é um advogado atuante no Distrito Federal”, disse. Ainda estiveram presentes o vice-presidente da Comissão, Telson Luis Cavalcante Ferreira, e os membros Sidney Sá das Neves, Ângela Cignachi Baeta Neves, Eduardo Augusto Vieira de Carvalho, Daniane Mangia Furtado, Alessandro Pereira Lordelo e Marilda de Paula Silveira, além do advogado Thiago Boverio.

Cármen Lúcia fez a abertura do ato de posse e, em seguida, o novo ministro substituto prestou o compromisso regimental. Depois disso, o diretor-geral substituto do TSE, Luciano Puchalski, leu o termo de posse.

posse TSE 25-06-2013 089O nome do advogado para compor o TSE foi aprovado pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) e incluído em uma lista tríplice dia 9 de maio, que foi encaminhada à Presidência da República. Admar Gonzaga Neto foi nomeado pela presidente Dilma Rousseff no dia 11 de junho.

Ele assumirá a vaga deixada pelo ministro Henrique Neves, que passou ao cargo de ministro efetivo após o término do mandato do jurista Marcelo Ribeiro.

Currículo

Natural do Rio de Janeiro/RJ, Admar Gonzaga Neto atua na especialidade eleitoral desde 1993. Integra a Comissão Especial de Juristas criada para propor mudanças no texto do Código Eleitoral. É ainda membro do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral, autor de livros e manuais de Direito Eleitoral, professor de cursos e palestrante de eventos de estudos sobre a matéria.

Reportagem – Tatielly Diniz (com informações do TSE)
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF