Comissão de Seleção inicia estudos para agilizar o atendimento dos pedidos de inscrição na OAB/DF

A Comissão de Seleção da OAB/DF realizou sua primeira reunião na gestão 2019/2021, nesta quarta (13). O colegiado, que é o órgão da Seccional responsável pela análise dos pedidos relacionados às inscrições de advogados e estagiários nos quadros da Ordem, conta atualmente com 14 membros e, somente em 2018, analisou 5.024 requerimentos.

A pauta da primeira reunião foi integralmente dedicada à governança e à gestão dos processos de trabalho do colegiado. Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Comissão, Fabiano Jantalia, promoveu o encontro dos funcionários da secretaria com os membros da Comissão. “Somos a porta de entrada da OAB/DF, o primeiro contato que os advogados e estagiários têm com a entidade. É uma grande responsabilidade que impõe a todos nós, membros e funcionários, o compromisso de zelar permanentemente pela qualidade e eficiência do atendimento”, afirmou Jantalia.

Na reunião, os membros da comissão analisaram a fundo o relatório preparado pela Coordenadora da Secretaria, Silvia Camelo, sobre o volume de requerimentos processados pela Comissão de Seleção nos últimos seis anos. Com base nesses dados, os membros da Comissão definiram novas rotinas de trabalho e analisaram a estrutura física para os trabalhos. Dentre as medidas tomadas estão a criação de um sistema de rodízio para despacho mais rápido dos processos e a eliminação de algumas rotinas burocráticas.

Em cumprimento à determinação do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, de agilizar o atendimento aos advogados e estagiários, a Comissão decidiu iniciar os estudos para a elaboração de seu Regimento Interno e de um anteprojeto de resolução para normatizar todos os seus processos de trabalho. Para tanto, foi criado um grupo de trabalho, que será integrado pelas conselheiras Maria Claudia de Araújo, vice-presidente da Comissão, e Karina Amorim, além da funcionária Shirley Lopes.