Comissão do Advogado Iniciante lança APP inédito no país

Os jovens advogados agora têm mais um canal de comunicação com a OAB/DF. Durante evento realizado pela Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante (CAAI), na quinta-feira (15), foi lançado o aplicativo OAB Jovem, o primeiro do país, nas versões IOS e Android. O app contempla dicas de como iniciar seu escritório de advocacia numa cartilha que pode ser baixada em pdf, eventos da comissão, palavras dos presidentes, projetos voltados para a jovem advocacia, além de ser um canal de contato para dúvidas e sugestões. Para download, acesse sua loja de aplicativos: PlayStore ou AppStore.

O presidente da CAAI, Tiago Santana de Lacerda, contou que essa foi uma das maneiras encontradas pela Comissão de ficar mais próxima dos advogados da Capital. “Por meio desse projeto inédito inauguramos um novo meio de comunicação onde apresentamos os projetos, as conquistas e disponibilizamos uma cartilha para auxiliar no início da profissão”

Daniel Ribeiro, que foi o relator do projeto e é membro da Comissão, apresentou o novo aplicativo da OAB e ressaltou que por meio dele os advogados iniciantes poderão contatar a CAAI, tirar dúvidas e estar a par das novidades. “Iremos trazer acessibilidade para a advocacia. A nossa ideia é inovar”, observou.

Esdras Dantas fala sobre sucesso na carreira

Ingressar no mercado de trabalho é difícil. O começo da carreira é cheio de desafios e dúvidas. Por ter consciência dessas agruras, a CAAI convidou o membro honorário vitalício da OAB/DF, Esdras Dantas, para falar um pouco da sua trajetória, carreira e sobre os caminhos que percorreu na sua profissão.

Ao realizar a abertura da palestra, Jacques Veloso de Melo, secretário-geral da OAB/DF, enfatizou que Esdras é um advogado muito importante na história da advocacia do DF e que foi um prazer recebê-lo na Seccional. Ao falar sobre o crescimento profissional, Veloso de Melo aconselhou os advogados em início de carreira a se especializar. “É muito importante que o advogado tenha um identificação com uma área ou setor econômico específico, isto gera um diferencial de mercado”, pontuou.

O palestrante da noite, Esdras Dantas, foi presidente da Seccional do DF duas vezes consecutivas, nos biênios de 1991/1992 e 93/94. Em sua palestra “Vencendo na Advocacia”, o presidente da Associação Brasileira de Advogados (ABA), lembrou que ingressou na Ordem com muitos sonhos e aconselhou os advogados iniciantes a participar da rotina da Casa.

“Não se isolem, ouçam os mais experientes, não tenham vergonha de fazer parte das Comissões, de assistir palestras e de aprender. Além disso, não foque sua carreira apenas no dinheiro o mais importante é saber ouvir, conviver com as diferenças e persistir na carreira”, destacou Esdras.

Dantas também lembrou que a postura é essencial para o crescimento na carreira. Segundo ele, escrever artigos, dar aulas e publicar seus trabalhos é essencial. A aparência, a pontualidade e a coerência também contam pontos para o sucesso profissional.

“Faça já, não enrole, se concentre. O sucesso é dor, é o estudo, o crescimento. Mas no fim, vale a pena ser advogado, vale a pena ser ético, persistir, trabalhar e não desistir nunca”, aconselhou por fim.

Também fizeram parte da mesa do evento Marina Gondin, vice-presidente da CAAI; Marcela Furst Signori Prado, secretária-geral adjunta do Conselho Jovem e Anna Dantas, secretária-geral adjunta da Comissão de Legislação Anticorrupção e Compliance. Estavam presentes no evento o conselheiro Seccional Fernando Assis e Vinicius Fonseca, vice-presidente da Comissão de Direito do Consumidor.

Fotos: Bernardo Ballard e Valter Zica