Compromisso do advogado com a justiça é destaque em entrega de carteiras

Na tarde desta quinta-feira (24) a OAB/DF entregou 76 carteiras de Ordem para novos advogados do Distrito Federal. Os jovens advogados firmaram compromisso perante a instituição na presença de familiares e amigos. Prometeram defender a Constituição Federal, a ordem jurídica do Estado democrático de Direito e os direitos humanos, sempre atentos aos deveres e as prerrogativas profissionais.

Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, ressaltou a importância do compromisso firmado pelos advogados e chamou atenção para a necessidade de exercer a advocacia com dignidade, independência e ética. “Vossas excelências hoje fizeram um termo de compromisso com a sociedade do Distrito Federal, e esta promessa não é comigo nem com os conselheiros que compõem esta casa. Esta promessa é para a sociedade brasileira, tão carente que estamos de bons lutadores para entrar nesse ringue e trazer a vitória da justiça”, disse Costa Couto.

entrega carteiras 24-11-2016 073O paraninfo da turma Edson Alfredo Martins, desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, atentou para a criminalização da advocacia e do compromisso do advogado com a justiça. “Há uma criminalização preocupante da advocacia. Eles não percebem que nós, em última análise somos personagens e não coautores de crimes. Nós temos compromisso com a ordem pública. O nosso maior compromisso como advogado é com liberdade do réu. Não só com a liberdade, mas, se houver condenação, que ela venha de acordo com a lei, que não haja excesso, que não haja arbitrariedade”, disse. Martins também atentou para a importância de se preservar as prerrogativas da advocacia.

entrega carteiras 24-11-2016 034Lucília Santiago de Toledo, oradora da turma, contou que durante sua preparação para o início da carreira jurídica já pode perceber que o exercício da advocacia exige coragem e humildade. “Um bom advogado precisa ter coragem para batalhar pelos interesses dos seus clientes e pela justiça. Nós precisamos ter também humildade para nos relacionarmos melhor com as pessoas no nosso cotidiano e para reconhecer que na nossa profissão o aprendizado é constante”, disse a oradora.

Compuseram mesa da cerimônia representando a Caixa de Assistência, Daniela Ferretto Caetano; o presidente da Subseção Gama e Santa Maria, Amaury Santos de Andrade; a presidente da Subseção Núcleo Bandeirante, Sebastião Duque Nogueira da Silva; os conselheiros Liliana Marquez, Camilo Noleto, Jackson Di Domênico; o conselheiro da Subseção de Sobradinho, Jean Bezerra Lopes; a conselheira da Subseção de Taguatinga, Vivian Teodoro de Sousa; o membro da Comissão de Prerrogativas, César Marinho; o membro da Comissão de Honorários, Luiz Calháo e o coordenador Geral do Escritório Modelo, Hamilton Amoras.