Conferência discute inteligência artificial e mercado de trabalho

Para discutir a inteligência artificial e o mercado de trabalho, a Seccional da OAB do Distrito Federal recebeu na IX Conferência da Advocacia, nesta quinta-feira (21), a sua ex-presidente, Estefânia Viveiros, e o doutor em direito pela Universidade de Brasília, Ricardo Fernandes. Programação. 

Cleber Lopes, secretário-geral adjunto da OAB/DF, presidiu a mesa do evento. Ao comentar as inovações tecnológicas, que são uma realidade hoje em dia, observou que “o novo, em um primeiro momento, incomoda, até que se torna necessário para determinadas transformações”.

Estefânia Viveiros, ex-presidente da Seccional e doutora em Direito Processual Civil, falou sobre o novo CPC e o mercado de trabalho. Ela comentou que hoje o país tem mais de 1 milhão de advogados e que a crise, infelizmente, também chegou à advocacia. “Para quem tem talento e está preparado, sempre vai existir espaço no mercado de trabalho. Talvez, neste momento de crise, a gente precise trabalhar mais e ganhar menos. Vamos aproveitar o que tem de melhor no novo CPC”, disse ela ao citar os novos instrumentos de conciliação, mediação, entre outros.

Ricardo Fernandes, pós-doutor em Legal Informatics por Stanford, contou sobre sua experiência e falou sobre a inteligência artificial na advocacia. Por ter participado de centros inovadores que aliam a tecnologia ao Direito, como Berkeley, Fernandes comentou os desafios da advocacia no meio tecnológico, e trouxe a tona discussão sobre as aplicações de inteligência artificial no mercado jurídico. Segundo ele, “há diversas aplicações de aprendizagem de máquina que serão instrumentos que ajudarão os advogados a visualizaram processos e julgamentos [analytics] ou a pesquisar uma gama muito grande de doutrina e jurisprudência [legal research]”.

Também compôs a mesa do evento a vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Marina Gondin. “Dada a densidade da palestra, uma das coisas que eu observei é como devemos nos reinventar no mercado de trabalho e como a inteligência artificial nos traz novas ferramentas. Temos que ser cada vez mais empreendedores, criativos e nos apoiar nos ombros de gigantes”, disse ela ao agradecer o apoio da Seccional aos jovens advogados.  

A Conferência da Advocacia segue nesta quinta-feira (21). Acompanhe nossas publicações no site, Instagram – @oabdf – e Facebook – @ordemdosadvogadosdf.

A IX Conferência da Advocacia é uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Distrito Federal, em parceria com a Escola Superior da Advocacia do DF e com a Caixa de Assistência dos Advogados. Os patrocinadores do evento foram Adhara Veículos e UNICEUB.