DF destacou-se na condução das eleições gerais, avalia OAB/DF

Brasília, 27/10/14 – Com mais de 1,6 milhão de eleitores cadastrados pelo novo sistema biométrico, o Distrito Federal destacou-se no cenário nacional, este ano, ao realizar um dos pleitos mais tranquilos e com uma atuação exemplar do Tribunal Regional Eleitoral. A avaliação foi feita pelo presidente da OAB/DF, Ibaneis Rocha, em ofício encaminhado nesta segunda-feira (27) ao desembargador Romão C. Oliveira, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF).

“Este é o Brasil democrático, no qual a Justiça Eleitoral cumpre um papel de alta relevância, seja pela interpretação e aplicação das leis, seja pelo seu caráter pedagógico, a despertar na sociedade o sentimento cívico de participação”, disse Ibaneis.

O presidente da OAB/DF observou também que a competência administrativa da Justiça Eleitoral em períodos de votação tem um papel decisivo na efetivação do direito à participação política, nos exatos termos do Artigo 21 da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ibaneis destacou ainda o trabalho de toda a corte e seus servidores para que o cidadão pudesse assim exercer o direito mais elementar na democracia, que é a escolha de seus representantes.

“Parabéns a todos nós por termos uma Justiça Eleitoral moderna e comprometida com os ideais republicanos da Carta Magna”, disse no ofício.

Íntegra do ofício

Foto – divulgação
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF