Dicas de atuação marcam segundo dia da semana de valorização do jovem advogado

Brasília, 11/2/2015 – O segundo dia do seminário “Vencendo na advocacia – Os desafios no início da profissão” contou com palestras de advogados renomados nas áreas de Direito tributário, criminal, trabalhista e previdenciário. O evento, realizado na noite de terça-feira (10), na sede da Seccional, teve a participação de mais de 300 jovens advogados em busca de dicas de atuação e oportunidades na carreira. O seminário foi promovido pela Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante da Seccional, seguindo determinação do Conselho Federal da OAB. A Semana tem o objetivo de discutir o papel e o espaço do jovem advogado no mercado de trabalho, seus maiores desafios e conquistas, bem como promover diálogos e capacitações.

A secretária-geral e o secretário-geral adjunto, Daniela Teixeira e Juliano Costa Couto, promoveram a abertura do segundo dia do evento. Daniela mostrou o empenho e a disponibilidade da Ordem em auxiliar os novos advogados. “Nós estamos aqui para ajudá-los nesta tarefa difícil do início da profissão. A ideia desta semana é esclarecer um pouco de cada um destes ramos do direito”. Já Juliano Costa Couto, orientou os advogados a colher o máximo de informações possíveis. “Hoje vocês ouvirão pessoas que são talentosos advogados. Afirmo que tal qual vossas excelências, eles são advogados militantes que conhecem a realidade da advocacia e fizeram desde jovens a opção por esta carreira. Estão absolutamente preparados para estar aqui dando dicas e sugestões sobre a profissão do advogado”.

Erik Bezerra, conselheiro e presidente do Tribunal de Ética e Disciplina, expôs aos advogados sua experiência na área trabalhista. “A área tributária é muito específica. O nosso país tem uma legislação dividida em níveis, o que faz com que os advogados tenham que suprir esse conhecimento com cursos esporádicos. Temos normas novas todos os dias e temos que estar atentos para saber”, disse. “O que eu aconselho é procurar um curso, depois da faculdade, para se aperfeiçoar no assunto”, pontuou. O conselheiro Ewan Teles completou dizendo que no direito tributário os advogados têm a possibilidade de discutir o direito em dois campos. “Nós temos toda a discussão do âmbito administrativo, vencido o contribuinte, abre-se uma nova etapa, que é a discussão no âmbito do judiciário. Talvez isso seja um diferencial bem interessante em relação às outras áreas do direito”.

20150210_jovemadv4Alexandre Queiroz, conselheiro e presidente da Comissão de Ciências Criminais, abordou a questão da advocacia criminal. Ele integra a Coordenação de Acompanhamento do Sistema Carcerário do Conselho Federal (COASC), que tem o objetivo de auxiliar a minimizar o caos que toma conta dos presídios do país. “Quando defendemos um sistema prisional mais digno, nós estamos defendendo a própria sociedade. O que a mídia não diz é que já temos mais de 600 mil presos no país. O grande problema que existe hoje é que não temos controle”. Queiroz ainda aconselhou os colegas a se especializar em execução penal, uma área que está crescendo e tem muita demanda.

A conselheira Cristina Tubino, que também é criminalista, apresentou questões mais práticas do dia a dia do advogado. “Direito penal é uma área muito específica. A primeira sugestão e dica que dou é estudar muito. E o principal: nunca, jamais prometa resultado para cliente. No âmbito criminal sempre tenha contato com seus clientes ou familiares. Isso é importante não só para o cliente ficar confortável, mas para ter confiança em vocês”.

Thais Riedel, conselheira e presidente da Comissão de Seguridade Social, abordou a questão do Direito previdenciário. “Há preconceitos de toda ordem contra o direito previdenciário. É um Direito maravilhoso, social, que está presente em todos os momentos da nossa vida. É uma área pouco conhecida, temos pouquíssimos profissionais na área”, disse. “O direito previdenciário deveria se chamar direito da seguridade social porque ele envolve saúde, assistência e previdência. A nossa vida é cheia de riscos. É um direito de conquista”, completou.

20150210_jovemadv3O conselheiro Alceste Vilela tratou da questão do direito trabalhista. “Procure assistir audiências, sustentações orais, para saber como a coisa se desenvolve. A gente tem também que se preparar, não é fácil. Sempre tem uma surpresa em audiências, até mesmo numa inicial. Estudem muito, façam cursos”, disse. Ainda participaram da mesa de abertura os conselheiros Luiz Gustavo Muglia, Maxmiliam Patriota e o presidente da Comissão do Advogado Iniciante, Camilo Noleto.

A advogada Juliana Barreto Spindola de Ataides foi uma das participantes do evento. “Para mim o mais difícil no início da carreira é a captação de clientes, além dos advogados que cobram abaixo da tabela e dos escritórios que pagam valor inferior ao piso e exigem carro. Eu, por exemplo, não tenho carro. Advogado iniciante não tem. Eu atendo os clientes aqui na sede da OAB, na sala climatizada com computador e todo o suporte”

Jaderson Ferreira também participou do evento. Ele é administrador de vários grupos do aplicativo whatsapp que congrega diversos jovens advogados do Distrito Federal. Foi por meio dos grupos que Ferreira reuniu vários colegas para participar do evento. “Eu adorei. Foi a primeira vez que participei de um evento deste modelo. Com certeza se não tiver essa parte de apoio da OAB fica muito difícil a inserção no mercado de trabalho. Eu trabalho como autônomo, mas até o final do ano quero estar com meu escritório formado”.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF