“É possível mudar o rumo da nossa vida”, Lucia Bessa

“O que eu quero dizer a vocês é que é possível mudarmos o rumo da nossa vida e darmos um novo significado a nossa existência. Temos compromisso com a sociedade. Que não façamos parte desse grupo do mais ou menos, mas do grupo da excelência”, destacou Lucia Bessa, paraninfa da turma da solenidade de entrega de carteiras, nesta quinta-feira (26). Lucia hoje é subsecretária de Políticas das Mulheres do DF, presidente da Comissão de Combate Especial de Combate à Violência Familiar e conselheira Seccional.

Lucia Bessa contou aos seus presentes a sua trajetória de vida que não foi nada fácil. “Que a gente possa dar o que há de melhor de nós. E que nunca nos esqueçamos que o Estado democrático de Direito só se sustenta com cada um de nós fazendo a sua parte”, disse ao completar que “a vida não é fácil, mas quando lutamos com amor, compromisso e comprometimento alcançamos o sucesso”.

A oradora da turma, Carolina Lima Caland, destacou que a caminhada foi longa em busca do sonho de vencer. “Ser um advogado e exercer esta nobre profissão, indispensável à manutenção da justiça. Somos a voz que pode ser ouvida pelos julgadores, somos quem interpreta as leis, que busca nas lacunas soluções para os conflitos de nossos clientes e isso nos exige perpétua posição de estudantes da lei”.

O presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, quebrou o protocolo ao convidar a integrante do Conselho Jovem Alyxandra Mendes para testemunhar com os presentes sua história profissional na advocacia. A jovem advogada sonhava com carreira pública, mas mudou de ideia durante sua solenidade de entrega de carteiras. Foi com o testemunho dos presentes que Alyxandra enxergou que deveria mudar os rumos de sua vida e seguir na advocacia.

Alyxandra é sócia de um escritório com um colega que conheceu na Ordem e se orgulha muito da carreira que trilhou.“Desejo isso a vocês: usem a OAB, usufruam de cada espaço que a OAB oferece. É fundamental contar esse apoio no início”, disse ela comentar do trabalho da OAB/DF por meio das Comissões, do Escritório Modelo e das ações em prol da jovem advocacia.

Costa Couto finalizou a entrega de carteiras aconselhando os jovens advogados. “O que os senhores passaram até aqui a não é nem o começo. Se vocês acharam difícil chegar até aqui, vocês não imaginam a dificuldade que os espera. Saibam tratar com responsabilidade as demandas de seus clientes, e com respeito os seus pares. A única diferença entre o sonho e a realidade é a ação. Tornem reais seus sonhos trabalhando”.

Compuseram a mesa da solenidade o presidente Juliano Costa Couto; a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; a paraninfa Lucia Bessa; o conselheiro federal Severino Cajazeiras; os conselheiros Seccionais Cristina Tubino, Denise Rodrigues Pinheiro, Ildecer Amorim, Felipe Bayma, Mauricio Correa da Veiga; o presidente da Subseção da Ceilândia, Edmilson Menezes; o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade; o diretor-tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago Nogueira; o vice-presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB/DF, Ricardo Sakamoto; o vice-presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/DF, Helena Lariucci; o secretário-geral do Conselho Jovem, Emanuel Sales; a coordenadora da Comissão de Ciências Criminais, Fernanda Gomes; a integrante do Conselho Jovem, Alyxandra Mendes e o advogado Rafael Vasconcellos.