Em 2014, Subseção de Taguatinga conquistou excelência nos serviços oferecidos ao advogado

Brasília, 9/12/2014 – Nadim Tannous assumiu a Subseção de Taguatinga em 2013, com vários desafios à frente. O presidente se impôs o objetivo de transformar a Subseção, a maior do Distrito Federal, em uma ‘filial' da Seccional, com o mesmo padrão de serviços, atendimento e estrutura colocada à disposição dos advogados. Dois anos depois, Tannous comemora o resultado do trabalho de sua diretoria e conselheiros. A Subseção é uma das mais atuantes e tornou-se, de fato, ponto de apoio dos advogados militantes na região.

A equipe de comunicação da OAB/DF conversou com Nadim Tannous sobre sua gestão, desafios e planos. Confira a seguir:

OAB/DF – Qual balanço o senhor faz da Subseção neste ano?
Nadim Tannous – A Subseção de Taguatinga não é aquela de antes. Em 2014, tivemos várias melhorias para os advogados. Melhoramos o roteiro do trajeto da van com ajuda dos advogados para fazer um roteiro que melhor os atendesse. Também fizemos vários cursos e palestras com temas atuais. Nosso objetivo é fazer com que os colegas atualizem as matérias jurídicas do seu dia a dia, e mais, sem custo monetário algum.

OAB/DF – Dentro do espírito da descentralização, certo?
Nadim Tannous – Sim. Em nossa sede temos todos os serviços prestados pela Seccional, evitando assim que os colegas se desloquem para o Plano Piloto. Também revitalizamos a sala do advogado no Fórum de Taguatinga, colocando o dobro de computadores, no total de treze. A sala dispõe de móveis e instalações novas e de alto padrão, além de máquina de refresco, café, chá, biscoitos. Sem falar que temos serviço de engraxate. Os mesmo serviços são oferecidos na sala do advogado no TRT. Promessa de campanha cumprida.

OAB/DF – Como tem sido a relação da Subseção com Seccional?
Nadim Tannous – Supera todas as expectativas, considerando, inclusive, que no processo eleitoral estivemos em posição oposta. Hoje, posso garantir, a relação é de altíssimo nível, tornando possível promovermos os avanços em prol da advocacia de nossa cidade. A atual gestão da OAB/DF, assim como da Caixa de Assistência, nunca nos faltou em momento algum. É um reconhecimento que merece registro.

subsecao_taguaOAB/DF – A Subseção é a primeira a ter um Tribunal de Ética e Disciplina. Qual a importância disso?
Nadim Tannous – A importância da 10ª Turma do TED em Taguatinga é o do respeito aos advogados que aqui militam. Todos os processos em tramitação são relativos a advogados daqui, o que facilita muito a vida destes. Com isso, procuramos ter um andamento processual mais próximo dos colegas. Isso é mais vantajoso tanto para a OAB como para os advogados, além de ser mais célere. Facilitou também para ambas as partes, desafogando assim as Turmas dos TEDs da Seccional. Em Taguatinga circulam um número muito expressivo de advogados. É a maior subseção do Distrito Federal. Por isso e muito mais a 10ª Turma do TED é indispensável para os advogados que militam em Taguatinga.

OAB/DF – A Subseção passou a ter serviços de vans que fazem o percurso Plano Piloto-Taguatinga. O que isso significa para o militante da cidade?
Nadim Tannous – Trata-se de uma conquista muita sonhada para os advogados que militam em Taguatinga. Os advogados não precisam mais trafegar no centro da cidade de Taguatinga, Ceilândia e Plano Piloto. Sabemos que o trânsito hoje no Distrito Federal está cada vez mais difícil, sem falar na falta de vaga de estacionamento para os carros.

OAB/DF – A Subseção tem se destacado pelos inúmeros cursos e palestras e pela quantidade grande de participantes, certo?
Nadim Tannous – Com a atuação da ESA de Taguatinga, contando sempre com o apoio da ESA da Seccional e da própria Seccional, os cursos estão sendo cada vez mais procurados. Temos participação maciça dos colegas. Os cursos têm sido muito elogiados, fora que facilitam ainda a vida dos colegas que moram ou trabalham em Taguatinga e nas cidades próximas.

OAB/DF – A subseção tem também uma política de valorização da mulher advogada e de sua participação na Ordem. Por que a Subseção acolheu esta bandeira?
Nadim Tannous – A participação da mulher advogada é de suma importância para a OAB e também para a sociedade. A mulher advogada é o pilar da democracia e da jurisdição. A vice-presidente Luciene Bessa e a tesoureira Carla Brito da nossa valiosa Subseção de Taguatinga participam ativamente de todas as decisões. Assim, a nossa Subseção cresce com qualidade a cada dia.

nadim3OAB/DF – Quais os desafios da maior Subseção do DF?
Nadim Tannous – Os desafios são inúmeros, mas todos são encarados de frente, com persistência e com muita coragem para alcançar a melhor prestação jurisdicional aos nossos colegas advogados e advogadas. Hoje a Subseção de Taguatinga possui luz própria, mas devemos continuar a trabalhar, precisamos ainda alcançar muitas conquistas para melhor atender aos colegas. A união da nossa diretoria, dos nossos conselheiros, dos advogados apoiadores cresce a cada dia. Os advogados e advogadas em Taguatinga sempre possuem voz ativa e participante.

OAB/DF – Quais os planos para o último ano de gestão?
Nadim Tannous – São muitos os planos, como, por exemplo, construir um drive thru no centro de Taguatinga. O centro da nossa cidade concentra a maior parte dos advogados. Esse serviço vai facilitar muito os trabalhos dos colegas. Também pretendemos fazer mais convênios com as faculdades. Neste ano fizemos um convênio com o Centro Universitário de Brasília (UniCEUB), no qual conseguimos um desconto de mais de 30% para curso de pós-graduação à distância em prática do Direito do Trabalho. Outra preocupação é o combate aos famosos “puxadores”, aqueles advogados que fazem trabalhos de captação ilegal de clientes.

OAB/DF – O respeito às prerrogativas também são uma prioridade da direção da Subseção, correto?
Nadim Tannous – Sim. O advogado é indispensável para a nossa democracia. A nossa gestão trabalha em prol dos advogados.

Reportagem – Tatielly Diniz
Fotos – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF