Em cerimônia histórica, OAB/DF recebe virtualmente 75 novos advogados e advogadas

Setenta e cinco bacharéis em Direito se tornaram advogados nesta segunda-feira (14/4) em uma cerimônia histórica. Pela primeira vez, a OAB/DF realizou a solenidade mais tradicional da Seccional com cada participante em sua casa. A cerimônia foi realizada por meio de uma plataforma digital adquirida pela OAB/DF para retomar as cerimônias e as reuniões da Casa durante o período da pandemia do novo coronavírus.

Pontualmente às 11h, as imagens dos bacharéis começaram a aparecer na tela da plataforma, onde membros da diretoria e das comissões, além de conselheiros federais e da OAB/DF, aguardavam para recepcioná-los. “O fato de não podermos cumprimentá-los nem abraçá-los não torna este momento menos importante. Embora pela tela de um computador, enxergo o mesmo brilho nos olhos que observo em todas as cerimônias que conduzi presencialmente. Sintam-se tão importantes como se no auditório da OAB/DF estivessem”, saudou o presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Junior.

O dirigente falou aos bacharéis sobre as medidas que a Seccional têm adotado para garantir a continuidade dos trabalhos da Casa e da advocacia seguindo as orientações dos governos e da Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a pandemia do novo coronavírus. “Nos últimos 30 dias, viabilizamos uma série de serviços para que vocês possam utilizar tudo o que a OAB/DF oferece a sem saírem de casa, com conforto e segurança”, disse.

Entre as ações, estão o lançamento de uma plataforma online de acesso aos serviços da OAB/DF; a criação de uma central para orientar a advocacia sobre as mudanças na expedição de alvarás pelos tribunais; a articulação junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Judiciário local e a Justiça Federal para garantir prioridade nos atos que impactam no orçamento da advocacia, atendimento da magistratura aos advogados e decisões nos processos urgentes; e a implementação de um sistema de videoconferência para que os advogados e as advogadas possam atender aos presos.

As medidas incluem ainda o adiamento do pagamento das anuidades de abril e maio e a implementação, pela Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAADF), de auxílios financeiros para os profissionais diagnosticados com o Covid-19 ou que tenham tido sua renda afetada pelas medidas restritivas; a negociação de uma linha de crédito especial com o Banco de Brasília para apoiar a advocacia durante a crise; a compra de álcool em gel para equipar toda a estrutura física do sistema OAB/DF; a inauguração de uma plataforma de teleatendimento em saúde e terapia; a antecipação do projeto de ensino a distância da Escola Superior de Advocacia (ESA/DF); entre uma série de outras medidas em favor da sociedade.

“Não devemos nos deixar abater. Ao contrário, devemos aproveitar este momento para melhorar o mundo de alguma forma e, tenho certeza, que cada um de vocês, dentro de suas possibilidades, tem muito a contribuir neste momento”, afirmou Délio Lins, durante a cerimônia.

Após a solenidade e o juramento, ao longo de toda a tarde, com horário agendado para cada um, as carteiras foram entregues aos novos profissionais em um sistema de drive-thru montado na garagem da OAB/DF. A entrada no prédio da Seccional foi monitorada para evitar aglomerações e participaram da ação apenas os funcionários responsáveis pelo procedimento administrativo. Os compromissandos foram orientados a não levarem os familiares e nem acompanhantes.

Além da solenidade desta terça-feira, estão previstas outras quatro nos próximos dias para compromissandos com cerimônias agendadas anteriormente e que tiveram de ser suspensas em razão das medidas restritivas contra o novo coronavírus. O cronograma será divulgado em breve.