Encontro Nacional de Jovens Advogados destaca mobilização por Reforma Política

Brasília, 26/11/2013 – A mobilização pela Reforma Política Democrática foi destaque no XII Encontro Nacional dos Jovens Advogados e no Colegiado de Presidentes de Comissões do Jovem Advogado de todo o Brasil, realizado entre os dias 20 e 23 de novembro, em Belo Horizonte/MG. A Seccional da OAB no Distrito Federal estava representada pelo secretário-geral adjunto, Juliano Costa Couto, e pelo presidente e vice-presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Camilo Noleto e Guilherme Souza, respectivamente.

Na abertura do evento, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho, pediu apoio para a coleta de assinaturas em favor da reforma política. “Precisamos repensar o sistema político brasileiro e para isso precisamos da força dos jovens. É preciso mobilização para que as causas sejam conquistadas e priorizadas. Não se faz política sem jovens advogados”, declarou.

Costa Couto ministrou palestra sobre como estimar e valorizar seus honorários, tema de suma importância para os advogados em início de carreira. Juliano citou estimativas recentes de que existem mais de 800 mil advogados no Brasil, sendo a grande maioria de generalistas.

“Os desafios para o sucesso na advocacia consistem na perseverança, na fidelização da clientela, no constante aperfeiçoamento e na formação de uma equipe especializada. Não podemos esquecer da satisfação do cliente que é muito importante”.

O secretário-geral adjunto ainda deu dicas de como conquistar o cliente. “O primeiro contato é definidor. É preciso ouvir com calma e atentamente e tentar ter respostas prontas. É primordial que o advogado seja leal e verdadeiro, além disso o profissional deve dar retorno ao cliente”.

unnamed (3)Para Camilo Noleto, o encontro conseguiu unir a advocacia jovem de todo o país, o que fortaleceu os debates em prol dos advogados iniciantes. “Aproveitamos o ensejo e realizamos o segundo colégio de presidentes do ano, que dentre as deliberações, enfatizou o compromisso de buscarmos com nossas Seccionais a criação de linhas especiais de créditos, para os jovens advogados montarem o seu primeiro escritório”.

O evento ainda discutiu temas como “Honorários Advocatícios na Justiça Trabalhista”; “Prisão Provisória e Medidas Cautelares”; “Democracia Direta e Reforma Política”; “Advocacia Criminal, Passado e Presente. Evolução ou Retrocesso?”.

Reportagem – Tatielly Diniz
Fotos – Divulgação
Comunicação social – jornalismo
OAB/DF