ESA/DF abre inscrições para cursos inovadores e imperdíveis neste verão

A Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) está com inscrições abertas para seus tradicionais cursos de verão, que ocorrerão durante o mês de janeiro de 2021. Seguindo a diretriz de oferecer cursos com viés prático-profissional e que abordem temas inovadores, os 22 cursos de verão programados pela Escola para 2021 terão um amplo espectro temático.

Serão oferecidos desde cursos sobre temas processuais mais tradicionais, relacionados à Ação Popular e ao Mandado de Segurança, passando por cursos de grande relevância social, como a advocacia nas questões étnico-raciais e nas questões de violência contra a mulher, até temas inovadores, como direito da moda e direito animal. Também, há cursos voltados para a prática da advocacia na Justiça Miliar, bem como nas áreas de tecnologia, compliance, negociação e das novas tendências da oratória e da comunicação.

“Esses cursos, que terão formato mais compacto, oferecerão aos profissionais conteúdos atuais e necessários para o atual nível de exigências do mercado, estando em sintonia com o que se busca em competências e habilidades nos escritórios e departamentos jurídicos de empresas. São excelentes oportunidades para a atualização e o aprimoramento profissional”, explica o Diretor-Geral da Escola Superior de Advocacia da OAB-DF (ESA-DF), Fabiano Jantalia.

As aulas serão via plataforma virtual e com seis horas de duração, sendo três horas dedicadas a atividades práticas. Alguns dos cursos terão início em 4 de janeiro.

Acesse o site da ESA/DF para inscrever-se.

Veja a seguir todos os cursos ofertados e os seus objetivos.

1- Ação Popular: vai esmiuçar os aspectos teóricos e processuais a respeito da ação popular, indispensáveis aos operadores do processo constitucional.

Professor: Daniel Falcão, doutor e mestre em Direito do Estado.
Data: 4 e 6 de janeiro
Horário: 9h às 12h

2- Prática da Advocacia em Questões Étnico-Raciais: visa compreender, construir e aplicar argumentações em casos judiciais que envolvam o debate racial.

Professor: Hector Vieira, doutor em Direito
Data: 5 e 7 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

3- Introdução ao PJE: aplicar e treinar as habilidades no sistema judicial PJe (versão nacional).

Professor: Tiago Rabelo, especialista em Direito e Jurisdição
Data: 11 e 13 de janeiro
Horário: 9h às 12h

4- Compliance na Prática: quer proporcionar ao aluno ferramentas necessárias para a condução de uma investigação interna visando a apuração de supostos casos de suborno, corrupção e outras irregularidades, bem como instrumentalizá-lo para elaborar e implementar programas de Compliance.

Professor: André Castro Carvalho, doutor em Direito
Data: 11 e 13 de janeiro
Horário: 9h às 12h

5- Teoria e Prática da Advocacia nos Juizados de Violência Contra a Mulher: Oferecer panorama geral da Lei 11.340/06, com ênfase aos preceitos teóricos e atuação prática dos advogados no acompanhamento de réus/rés e vítimas, orientando a atuação processual tanto no procedimento policial, nos procedimentos de aplicação de medida protetiva de urgência, como nas ações penais subsequentes.

Professora: Cristina Tubino, especialista em Direito Penal e Processo Penal
Datas: 11 e 13 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

6- PJE-CALC: Manuseio prático e formatação de arquivos: apresentar o processo judicial moderno, em ambiente eletrônico, no que concerne os cálculos trabalhistas, por meio do sistema PJe-Calc.

Professora: Izabela Perissê, especialista em Direito Digital
Data: 12 e 14 de janeiro
Horário: 9h às 12h

7- A Comunicação na Nova Advocacia: aplicar e treinar as habilidades da Oratória e da Comunicação, simulando o dia a dia da nova advocacia e recebendo feedbacks.

Professor: Diogo Mesquita Póvoa, especialista em novas Tendências do Direito Público
Data: 12 e 14 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

8- Prática da Advocacia na Justiça Militar: Analisar, discutir e aplicar as regras materiais e procedimentais necessárias à atuação do advogado na Justiça Militar Estadual e da União.

Professor: Flávio Milhomem, mestre em Ciências Jurídico-Criminais
Data: 12 e 14 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

9- Negociação Aplicada ao Ambiente Jurídico: oferece um panorama geral sobre o funcionamento das negociações do ponto de vista psicológico e emocional e do ponto de vista das técnicas.

Professora: Monica Simionato, mestre em jornalismo
Data: 18 e 20 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

10- Direito da Moda: Aspectos Concorrenciais – visa proporcionar ao aluno o conceito de Concorrência Desleal e todos os seus impactos nas empresas e profissionais da moda. Com a análise dos casos reais. Também, tem o objetivo de oferecer ao aluno a compreensão prática do assunto.

Professora: Bruna Kopp, especialista em Direito Civil e Processual Civil
Data: 18 e 20 de janeiro
Horário: 9h às 12h

11- Práticas na advocacia previdenciária: Cálculos de revisão e liquidação de sentenças previdenciária – quer atualizar e desenvolver conhecimentos de Direito Previdenciário no âmbito do Regime Geral de Previdência. Haverá enfoque prático, no modelo de laboratório com uso de ferramenta de cálculos previdenciários.

Professor: Alex Sandro de Oliveira, especialista em Direito Previdenciário
Data: 18 e 20 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

12- Mandado de Segurança: é um estudo aprofundado sobre Mandado de Segurança, além de explorar como ele é visto na advocacia.

Professor: Daniel Falcão, doutor e mestre em Direito do Estado
Data: 18 e 20 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

13- Procedimento Contencioso no Sistema Interamericano de Direitos Humanos: oferecer um panorama teórico e prático sobre o procedimento contencioso perante os órgãos do Sistema Interamericano de Proteção aos Direitos Humanos.

Professora: Taiz Marrão Batista da Costa, mestre em Direito
Data: 19 e 21 de janeiro
Horário: 9h às 12h

14- Compliance na Prática: Investigações Internas – apresentar conceitos e aplicações práticas sobre Due Diligence, Investigações Internas e Canal de Denúncia em um Programa de Compliance.

Professor: Antônio Loiola, advogado e professor
Data: 19 e 21 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

15- As Novas Regras da Falência e Recuperação de Empresas: desenvolver as habilidades na compreensão dos novos sujeitos da LREF, simulando a construção de petições iniciais.

Professor: Leonardo Aquino, mestre em Direito
Data: 19 e 21 de janeiro
Horário: 9h às 12h

16- Processo Judicial Tributário: Advocacia Prática – aplicar o Processo Judicial Tributário, simulando o dia a dia da advocacia tributária e recebendo feedbacks.

Professora: Onízia Pignataro, mestre em Direito Tributário
Data: 25 e 27 de janeiro
Horário: 19h30 à 22h30

17- Práticas da Redação de Peças Jurídicas: visa desenvolver a competência comunicativa por intermédio de abordagens teóricas e práticas, para que os cursistas possam aplicar os conhecimentos em suas atividades profissionais da área jurídica.

Professora: Olívia Rocha Freitas, doutora em Estudos da Linguagem
Data: 26 e 28 de janeiro
Horário: 9h às 12h

18- Direito Condominial: Atualidades Jurídicas – quer preparar os alunos para o exercício prático das diferentes funções condominiais de forma correta e fundamentada; aprimorar conhecimentos na área afim de identificar os pontos jurídicos polêmicos referentes à responsabilidade civil na administração condominial.

Professor: Anderson Machado, advogado e pós-graduado em Processo Civil
Data: 25 e 27 de janeiro
Horário: 19h30 à 22h30

19- Podcasts: Ferramentas Digitais para a Advocacia – a matéria objetiva promover um breve panorama sobre os podcasts como ferramenta midiática, focando na compreensão do mercado brasileiro e atualidade do fenômeno. Pretende destacar os podcasts como modalidade de marketing jurídico e de ensino, de modo a elucidar e promover a experimentação de suas etapas básicas de consumo, aprendizagem, produção e distribuição.

Professora: Aline Hack, advogada e professora
Data: 25 e 27 de janeiro
Horário: 19h30 à 22h30

20- Honorários Advocatícios: situar as questões contratuais e introduzir noções básicas sobre honorários e suas formas existentes e principalmente a precificação dos honorários advocatícios. Direcionar o aluno para aperfeiçoar a cobrança e a forma de cobrança, mostrando qual modalidade encaixa-se em cada caso e a respectiva área do direito.

Professor: Danilo Rinaldi, mestre em Direito
Data: 25 e 27 de janeiro
Horário: 19h30 à 22h30

21- Direito Animal: Jurisprudência e prática processual – analisar os precedentes destacados do Direito Animal nos tribunais brasileiros, em especial nas Cortes Superiores, assim como as principais ações judiciais propostas na defesa dos animais.

Professores: Arthur Regis e Manoel Franklin
Data: 26 e 28 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

22- Sustentação oral na prática: Sessões por videoconferência – ensinará aos participantes como fazer uma sustentação/apresentação oral por meio de videoconferência, seja no ambiente virtual de um tribunal, ou de uma aula expositiva, ou em uma participação em audiência.

Professora: Karina Zucoloto, mestre em Direito
Data: 26 e 28 de janeiro
Horário: 19h30 às 22h30

Mais informações e valores dos cursos podem ser obtidos no site da ESA/DF

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob supervisão de Montserrat Bevilaqua)