ESA/DF lança Curso de Capacitação em Mediação Extrajudicial

A Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) oferecerá, em outubro, um curso de Capacitação em Mediação Extrajudicial. O objetivo do curso é preparar profissionais do Direito para utilizarem ferramentas colaborativas em negociações e para atuarem em sessões de mediação. As aulas serão totalmente virtuais e as inscrições já estão abertas no site da ESA/DF, com vagas limitadas.

A capacitação será ministrada pelas professoras Miriam Brunet e Júlia Freitas, que são pós-graduadas em Transformação de Conflitos e Estudos de Paz com Ênfase no Equilíbrio Emocional, oferecido pelo Instituto Paz & Mente em Florianópolis, em parceria com a Cátedra de Paz da UNESCO e pelo Instituto Santa Barbara, Califórnia, EUA.

A iniciativa é fruto de uma parceria da ESA/DF com a Comissão de Métodos Adequados de Solução de Conflito da OAB/DF. Para o presidente da Comissão, Silvio de Jesus Pereira, o curso agrega novas capacidades aos profissionais do Direito. “É crescente a opção da sociedade pela solução de seus litígios utilizando a arbitragem. Por isso é essencial que a ESA/DF participe na preparação de advogadas e advogados para atuarem como árbitros ou como representantes das partes”.

O Diretor-Geral da Escola, Fabiano Jantalia, explica que o curso terá um viés prático-profissional, buscando contribuir para a ampliação das oportunidades de atuação da advocacia brasiliense. “Com esse tipo de ação educacional, queremos conectar cada vez mais a ESA/DF com a nova advocacia, que é mais propositiva, mais colaborativa e menos beligerante. E nada melhor do que um curso com abordagem prática. De cursos teóricos o mercado já está cheio”, afirmou Jantalia.

CURSO

A capacitação será nos dias 9, 13, 14, 16, 19, 20, 21, 22, 26 e 27 de outubro, por meio da plataforma Zoom, das 19h30 às 22h30. O investimento é de R$ 300 sem desconto e R$ 210 com desconto. O conteúdo programático abordará os tópicos: O Conflito; Métodos Adequados de Solução de Conflitos; Fundamentos da Mediação; Procedimento; Fundamentos de Negociação; e Sessões de Mediação: Prática Simuladas e Estudos de Casos.

Para Miriam Brunet, o curso é uma possibilidade de crescimento profissional “no âmbito das negociações facilitadas (mediações)”. A professora explica que, também, busca despertar e impulsionar habilidades do operador do Direito para gerir e eleger a melhor intervenção pelo tratamento adequado de conflitos. E isso pode ser alcançado por meio do desenvolvimento de competências. “O curso é importante para desenvolver aptidões fundamentais ao exercício da advocacia hoje em dia: habilidade de dialogar e negociar, compreendendo as necessidades dos envolvidos para atingir resultados mais satisfatórios para todos”, completa Júlia.

O curso está estruturado por meio de aulas expositivas com recursos de imagens, vídeos e diálogos construtivos com a análise de situações reais e hipotéticas, visando à aplicação prática da teoria. “O aluno pode esperar aulas dinâmicas e interativas, que privilegiam a troca entre todos os participantes. Para que isso aconteça, é necessário interesse no tema e engajamento com as atividades propostas, por parte do discente”, afirma Júlia.

Miriam destaca o que esperam das aulas. “A expectativa é possibilitar a percepção do aluno quanto à visão positiva do conflito (gerar oportunidades) e proporcionar a capacitação em ferramentas colaborativas que possibilitem formas construtivas de diálogos com o cliente, com o colega de trabalho ou com o seu companheiro de jornada”, acrescenta. “Contribuindo, também, para ampliar a visão do advogado a respeito dos métodos autocompositivos, no sentido de compreendê-los como aliados da prática da advocacia contemporânea”, completa Júlia Freitas.

As inscrições e mais informações podem ser obtidas no site da ESA/DF.

Comunicação OAB/DF
Texto: Neyrilene Costa (estagiária sob a supervisão de Montserrat Bevilaqua)


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: