FAJ realiza ação social para prestar orientação jurídica

Este ano a Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) completa trinta e três anos. Durante sua trajetória, objetivou oferecer atendimento jurídico gratuito à população carente que mora no Distrito Federal, além de possibilitar o desafogamento e, consequentemente, a maior celeridade do Judiciário. A FAJ atua então como fonte de informação e esclarecimentos, bem como na conciliação de conflitos.

A presidente da Fundação de Assistência Judiciária, Fernanda Gonzalez, conta que o intuito da instituição é comemorar o mês do advogado. “A gente acredita que um dos papéis da advocacia é realizar esse atendimento gratuito aos que não têm acesso ao Judiciário e, também no sentido de acolher e ter esse braço social”.

A coordenadora jurídica da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ), Núbia Bragança, relata que esta ação objetivou atender a comunidade de forma ágil, dando celeridade aos novos processos. “É super gratificante, ainda mais em uma comunidade carente como a daqui de Santa Maria. A gente tem feito um trabalho muito bacana”.

A dona de casa Renata Braz afirma que ter essas ações é muito importante para a comunidade, uma vez que muitos não têm como pagar por um advogado. “Descobri a ação pelo Facebook. Vim fazer o desligamento de comunhão estável. Foi fácil, rápido e prático. Um ambiente muito bom”.

A advogada Jaqueline Anastácio enxergou na FAJ uma oportunidade de adquirir experiência, além de estar beneficiando outras pessoas. “Acho essa ação muito importante, porque é como se fosse uma desburocratização do Judiciário. Parabenizo à FAJ por realizar esse serviço, por ser a única fundação no Brasil que é ligada à OAB e que presta esse serviço a sociedade. Acho que deveria servir de exemplo para todas as outras Seccionais de outros Estados.”

A Fundação de Assistência Judiciária (FAJ) realiza prestação de serviço voluntária. A ação contou com espaço para crianças, onde as mães puderam deixar seus filhos para realizar o trâmite de processos.