Funcionários mais antigos recebem homenagem da Seccional

A história da OAB/DF está além das fotografias, objetos e documentos. Ela é contada principalmente por seus funcionários, especialmente os mais antigos, que representam a memória viva da instituição. Assim, a Seccional homenageou nesta quinta-feira, 24 de outubro, os seis atuais funcionários com mais de 30 anos de trabalho na Casa.

João Rocha de Paula, Ana Fátima de Paula da Silva, Izabel Cristina Pereira Rocha, Avimacir Antonio da Silva, Keila Maria do Nascimento e Silvia Camelo Pinto receberam do presidente da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior, uma placa comemorativa pelos anos dedicados à Seccional. Antes, foi exibido um vídeo no plenário do 4o andar com depoimentos de cada um. Confira no nosso Instagram. Na próxima semana, a OAB/DF publicará em seu site o perfil de cada um deles. Acompanhe!

A homenagem ocorreu durante a inauguração da Galeria Sigmaringa Seixas, em memória do presidente da OAB/DF no período de 1973 a 1975, Antônio Carlos Sigmaringa Seixas, e de seu filho, Luiz Carlos Sigmaringa Seixas, conselheiro da Seccional entre os anos de 1976 a 1984. Ambos atuaram fortemente no processo de resistência que se sucedeu após a interdição da Seccional determinada pelo comandante da 11ª Região Militar, general Newton Cruz. A alegação era de que o espaço servia como local de encontros para contestar medidas de emergência em vigor na capital federal. “São os funcionários os melhores narradores da história da OAB/DF e esta homenagem representa a todos que diariamente constroem a história da nossa Seccional”, afirmou Délio Lins e Silva Júnior ao entregar as placas aos homenageados. 

Dedicação
Aos 68 anos, João Rocha de Paula é o mais antigo de todos. Está na OAB/DF há 48 anos, quando a instituição ainda funcionava no 4o andar do bloco 6 da Esplanada dos Ministérios. “A OAB/DF é a minha segunda casa”, afirmou ele, que presenciou os grandes marcos históricos da Seccional, entre os quais a construção do atual prédio e a interdição, em 24 de outubro de 1983. “Queriam calar os advogados”, lembrou.

Sua irmã, Ana Fátima de Paula da Silva, chegou à Seccional oito anos depois, em maio de 1979. Contratada para ajudar na realização de um simpósio, acabou contratada e em 40 anos de trabalho passou por todos os setores da instituição. Em um deles, conheceu Avimacir Antônio da Silva, com quem está casada há 33 anos. “Na OAB eu consegui me desenvolver como pessoa e profissional”, disse ela.

Avimacir chegou à Seccional em 1989 para trabalhar na Fundação de Assistência Judiciária (FAJ). Como Ana Fátima, passou por vários setores administrativos e assistiu o galopante crescimento do número de advogados, que hoje ultrapassa os 60 mil. “A OAB foi minha casa, onde ganhei o pão de cada dia”, comentou.

Izabel Cristina Pereira Rocha chegou um ano antes, em 1988, mas já lidava com o cotidiano da OAB/DF desde a gestão de Maurício Corrêa, que começou em 1979. Izabel era secretária do escritório de advocacia onde Corrêa atuava. “Saí de lá porque queria retornar ao Piauí, mas logo percebi que meu caminho era aqui mesmo. Voltei e vim parar na OAB”, contou. “Cheguei aqui como telefonista e cresci muito, aprendi muito, gosto do que faço”, completou.

Izabel trabalha no setor coordenado por Silvia Camelo Pinto, responsável pelo processo de seleção dos advogados. Natural de Tocantins, Silvia chegou à OAB/DF em julho de 1989. Começou no setor de cadastro, onde ficou apenas um ano. Desde então, cuida dos processos que dão origem às inscrições, formalizadas nas solenidades de entrega das carteiras a advogados e advogadas. “São anos com dedicação e esmero. Eu me sinto realizada”, disse.

keila Maria do Nascimento também chegou à OAB/DF em 1989 e hoje está na Comissão de Prerrogativas, atuando como assistente jurídico, de onde dá suporte aos conselheiros. “Foi meu segundo emprego e me permitiu conhecer pessoas bem preparadas, de um conhecimento muito grande na área do Direito”, comentou.

 


Fique Informado

Fale Conosco


SEPN 516 Bloco B Lote 7 | Asa Norte | Brasília/DF | 70770-522 - Salas do Advogado

[email protected] - [email protected] - (61)3036-7000

Parceiros: