HOMENAGEM AO DIA DO ADVOGADO

Hoje, 11 de agosto, marca o Dia do Advogado. Nesta data especial, comemorada há exatos 191 anos, lembramos da atuação deste profissional tão importante à administração da Justiça. No decorrer de todo esse período, o papel do advogado mostrou-se fundamental na luta contra os regimes de exceção, assim como na construção da chamada sociedade civil, estabelecendo critérios de julgamento, ajudando na elaboração das leis e na formação de um caldo cultural essencial para aquilo que chamamos de civilização.

E o papel da Ordem dos Advogados do Brasil neste processo não pode ser renegado. A OAB é uma entidade da sociedade civil que sempre esteve à frente dos grandes desafios da nação, participando proativamente da evolução da sociedade, na defesa das liberdades públicas e na incansável busca do equilíbrio institucional. Não à toa a Ordem ganhou status constitucional de instituição sui generis, dotada de competências especias e amplas, tão necessárias para o desempenho de seus objetivos e finalidades.

A cada ano olhamos para o passado e nos perguntamos onde podemos evoluir. No caso da Ordem, temos certeza de que a luta incansável pela defesa das prerrogativas dos advogados deve continuar. No dia a dia de nossa profissão nos deparamos com obstáculos institucionais prontos para impedir o desempenho de nossa tão suada atividade, num jogo onde, no fim, todos acabam perdendo, principalmente o cidadão, vítima dos piores maltratos ocasionados por um estado burocrático, impotente e inoperante.

Não podemos desistir! Temos que seguir em frente porque, como apaixonados que somos por essa profissão, temos que garantir que os embates e a solução dos conflitos se deem no campo das ideias, do diálogo. Neste 11 de agosto, precisamos reconhecer a contribuição inestimável que nós, Advocacia, pela nossa luta oferecemos à nação brasileira.

Parabéns a todos!