I Congresso de Gestão Jurídica da OAB/DF reúne renomados especialistas na gestão de carreiras jurídicas

A OAB/DF sedia nesta sexta-feira (21) o I Congresso de Gestão Jurídica. O evento, transmitido ao vivo no canal oficial da Seccional do Youtube, conta com a presença de renomados técnicos, advogados e consultores do país para tratar de gestão para a carreira jurídica. Durante todo o dia serão abordados temas voltados à gestão de marketing, financeira, serviços, processos, pessoas, inovação, tecnologia e inteligência artificial.

Durante o discurso de abertura, o presidente da Seccional, Juliano Costa Couto, destacou que o tema é de suma importância para o crescimento profissional. “Ter sucesso na advocacia hoje é ainda mais difícil do que já era antigamente. Saber gerir o seu trabalho é, hoje, talvez mais importante do que saber fazer um bom parecer, uma boa defesa técnica. Aqui vocês aprederão a dar eficiência e eficácia ao seu trabalho. Andar sozinho se vai mais rápido, mas caminhar em grupo se vai mais longe. Gerir pessoas, gerir egos, nada disso é ensinado nas faculdades de Direito. Sejam bem vindos e desfrutem do evento. Tenho certeza de que sairão daqui melhores do que entraram”.

Érika Siqueira, presidente da Comissão de Gestão de Escritório de Advocacia da OAB/DF, ressaltou que a realização deste evento foi o primeiro grande ato da recém-criada Comissão. Após agradecer todos os palestrantes, apoiadores, patrocinadores e equipe de apoio, ela pontuou que o grande número de faculdades de Direito no país tem contribuído para deixar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. “Essa é apenas uma das razões para que a atividade-meio, no caso, a gestão do seu negócio, seja tão ou mais importante do que a atividade-fim”, disse.

Ela citou os principais desafios e virtudes de uma boa gestão da carreira profissional. “Gestão jurídica sequer compõe a grade obrigatória ou mesmo opcional nas faculdades de Direito do país. Gestão que aprendemos empiricamente, intuitivamente. Lembre-se que hoje, com um mercado tão exigente e competitivo; com as gerações x, y e z atuando e interagindo com as gerações anteriores; com todas as mudanças e inovações que a globalização vem trazendo; tudo isso torna imprescindível um novo olhar e uma atuação imediata sobre os modelos de gerir a advocacia”, alerta. “A excelente notícia é que sempre é tempo de rever toda e qualquer estratégia. Sempre é tempo de olhar para um novo horizonte e enxergar o quanto é possível reparar, construir e, se for o caso, reconstruir nossa carreira”, complementa.

Compuseram e mesa de abertura o secretário-geral da Seccional, Jacques Veloso; o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), Erick Endrillo; o presidente da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante, Tiago Santana de Lacerda; o presidente e a vice-presidente do Conselho Jovem, Camilo Noleto e Marcela Furst; a vice-presidente, a secretária-geral e a secretária-geral adjunta da Comissão de Gestão de Escritórios de Advocacia, Cíntia Castro Tirapelle, Cilmara Matos Alves Amorim e Carla Tupan; o presidente da Subseção do Gama e Santa Maria, Amaury Andrade; e o diretor da Escola Superior da Advocacia (ESA), Rodrigo Becker.