Idosos do DF terão assistência judiciária gratuita

Brasília, 3/4/2014 – Preocupada com sua função social de representante da sociedade, a Seccional da OAB do Distrito Federal, por meio da Fundação de Assistência Judiciária (FAJ), e a Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal firmaram acordo de cooperação técnica, nesta quarta-feira (2), para oferecer assistência jurídica gratuita aos idosos do DF. A Seccional passa a ter uma sala da FAJ dentro da Secretaria, que funciona na estação do metrô da 112 sul, de 9h às 18h, para prestar atendimento e orientações aos idosos.

Representando o presidente da OAB/DF, o vice-presidente Severino Cajazeiras assinou o acordo que busca o acesso à justiça e a busca da efetivação dos direitos dos idosos. “O serviço é dirigido ao idoso que é considerado hipossuficiente pela legislação. Não terá burocracia nenhuma. O idoso deverá se encaminhar à Secretaria do Idoso, onde será atendido por um advogado para receber orientações”.

O secretário de Estado do Idoso do DF, Ricardo Quirino dos Santos, disse que o DF tem mais de 326 mil idosos. Para ele, a iniciativa é o primeiro passo para a secretaria ser um centro de referência de atendimento ao idoso. “A partir da criação da secretaria, nós começamos a observar quantos e quantos idosos sofrem violação dos seus direitos dentro de casa, além de abandono e negligência. Nós queremos mostrar que a palavra idoso não é sinônimo de dor, de dependência. Queremos mostrar que o idoso é capaz”.

A advogada Alda Nogueira, 84 anos, participou da solenidade e elogiou a iniciativa. “O idoso precisa realmente de quem o represente numa corte jurídica, que o defenda”, afirmou. O conselheiro Nelson Buganza também fez parte da solenidade como representante da FAJ.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF