Igualdade, liberdade e respeito são destaque em entrega de carteiras

Foi realizada, nesta terça-feira (19), a última solenidade do ano de entrega de carteiras da Seccional da OAB do Distrito Federal. Foram entregues 60 carteiras aos novos advogados. Presidida pelo secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso, a solenidade destacou a persistência na carreira.

“Sigam a sua vocação, independente da carreira jurídica que escolherem. Peço que jamais façam concurso por concurso, objetivando a estabilidade. Façam por vocação. Procurem uma profissão que lhes dê prazer, e se estiverem infelizes com suas escolhas farão infelizes aqueles que estão ao seu lado. O mais importante é olhar para trás com orgulho de ter sido feliz por suas escolhas”, destacou Veloso de Melo.

O paraninfo da turma, o ex-presidente do Conselho Federal da OAB Marcus Vinicius Furtado Coelho, falou sobre a postura do advogado em relação ao Estado. “Vez ou outra vejo pessoas que tem saudade da Ditadura Militar, e dizem que o Brasil poderia ter outro caminho que não fosse a democracia. Devemos afirmar que nunca mais a voz única da Ditadura, nós queremos uma pátria de igualdade, liberdade e de respeito a todos os cidadãos”.

Marcus falou ainda sobre vitória na carreira, “o êxito necessariamente não significa ter bens materiais. Ter êxito na advocacia significa contribuir com a realização da justiça, para que não haja cidadãos que sejam violentados, que não tenhamos injustiças praticadas pelo profissional ao lado do cidadão”.

A oradora da turma, Joene Nara, destacou que os novos advogados devem atuar com integridade e honestidade. “Temos que lutar diariamente com a espada da humildade nos colocando próximos de todos que anseiam por justiça, para aqueles que necessitam tenham seus direitos garantidos não somente pela Constituição Federal, mas em suas vidas”.

A oradora ainda falou sobre uma carreira de sucesso. “Sucesso tem a ver com constância, tem a ver com o que você quer fazer, mesmo não querendo fazer, mesmo que você tenha acordado com preguiça, mesmo que você tenha percebido que o mundo está contra você. Sucesso tem a ver com disciplina. Faça o que tem que ser feito, não espere ninguém te motivar, não espere que seu líder te motive”, disse Joene.

Compuseram a mesa da solenidade o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso; o paraninfo Marcus Vinicius Coelho; o membro honorário vitalício Esdras Dantas; o diretor-tesoureiro da OAB/DF, Antonio Alves; o corregedor-geral adjunto da OAB nacional, Erik Bezerra; o conselheiro federal Severino Cajazeiras; os conselheiros Seccionais Renata Viana, Indira Quaresma, Ildecer Amorim, Maria Dionne, Thaís Riedel, Erich Endrillo, Cleider Rodrigues, Maurício Correa da Veiga; o presidente em exercício da Subseção do Paranoá, Valcides José; o presidente da Subseção da Ceilândia, Edmilson Menezes; o secretário-geral da Subseção da Ceilândia, Newton Rubens de Oliveira; o diretor-tesoureiro da Subseção do Núcleo Bandeirante, Gilberto Tiago Nogueira; o desembargador do TRE/DF, Jackson Domenico; o ministro do Superior Tribunal de Justiça Sergio Kukina; o ex-conselheiro da OAB/DF Ives Geraldo de Sousa; a vice-presidente da Comissão de Direito Bancário, Helena Lariucci e o advogado criminalista e professor de Direito Penal Eduardo Teixeira.