II Feira das Caixas de Assistência é sucesso em Brasília

Sob o tema “Inclusão: Instrumento Social de Transformação”, foi realizada a II Feira das Caixas de Assistência dos Advogados, nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Brasília. O evento, que ocorreu no Conselho Federal da OAB, contou com palestras e debates sobre vários ramos da advocacia e visou proporcionar a oportunidade de troca de experiências profissionais e de aprimoramento de conhecimentos. Juliano Costa Couto, presidente da OAB/DF, parabenizou Ricardo Peres e a diretoria da CAA/DF por atenderem de maneira exemplar o advogado e sua família.

Ao fazer um apurado do evento, Ricardo Peres, presidente da CAA/DF e da Coordenação Nacional das Caixas de Assistência dos Advogados (Concad), se disse satisfeito por ajudar a proporcionar aos advogados uma experiência de aprimoramento profissional e congregação de conhecimento. “A Feira foi um sucesso. Conseguimos trazer este grande evento para Brasília, com a participação de 27 CAA´s e estamos muito satisfeitos com o resultado”, avaliou.

O segundo dia da II Feira Nacional das Caixas de Assistência contou com diversas palestras. Na sexta-feira, no período da tarde, a Feira recebeu a presença do ator, diretor e trapezista, Marcos Frota, que falou sobre superação de Desafios. Em seguida, o médico Marcos Cabrera tratou sobre qualidade de vida e saúde. “Qualidade de vida se busca conquistando saúdes, a financeira, a física, a emocional. É preciso que a gente construa tudo junto e evidentemente vamos abrir mão de algumas coisas. Nós precisamos nos manter ativos fisicamente, mentalmente, socialmente. Mais do que isso, temos que ser ativos afetivamente. Se a gente avançar, o que vai coroar essa alegria será ser espiritualmente ativo”, finalizou Marcos Cabrera.

Ainda no período da tarde, o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo, ministrou palestra sobre os custos tributários na organização da advocacia. “A ideia é fazer um comparativo entre você organizar sua sociedade de advocacia enquanto pessoa física ou jurídica, além dos regimes tributários no caso da pessoa jurídica, que são o lucro real, o lucro presumido e o Simples. É interessante falar sobre isso porque o Simples vai mudar ano que vem, a nova tabela começa em janeiro. Os tributos ficaram bem mais caros e muitas vezes mais onerosos que o lucro presumido”.

Depois de Jacques Veloso, Paulo Nicholas abordou o sucesso com Direito. E, para finalizar o ciclo de palestras a jornalista e empresária, Glória Kalil, trouxe seus ensinamentos sobre etiqueta profissional. “Moda e etiqueta são códigos úteis e importantes que precisam ser conhecidos e compreendidos para o bom funcionamento das relações pessoais e profissionais. A forma de se vestir e se portar reflete diretamente na construção da sua imagem e no seu local”, afirmou.

Compareceram no segundo dia do evento a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo; a diretoria da CAA/DF e conselheiros seccionais e federais.

O encerramento

No sábado (27), os advogados se encontraram no Parque da cidade para participar de diversas atividades. No último dia, ocorreram oficinas de beach tênis, vôlei, mini circuito de pedal, atividades circenses, aulas de zumba e yoga.

Juliano Costa Couto contou que “o encerramento das Caixas no parque da Cidade com dança, relaxamento, e atividades esportivas foi de encher os olhos da advocacia”. Ao analisar a experiência, Costa Couto se disse feliz por ter participado deste evento e trocado experiências com os colegas de profissão.

Segundo o presidente da CAA/DF e da Concad, Ricardo Peres, o objetivo da programação ao ar livre não é só trazer o advogado para pratica esportiva, mas sim, toda a família. “A ideia do evento é trazer o advogado e toda família. Quando nós criamos o projeto, observamos a necessidade de promover um momento onde toda família pudesse ser reunida. Foi quando surgiu a ideia de criar oficinas. Foi um evento maravilhoso, nossas expectativas foram superadas”, declara.

Participaram do encerramento o secretário-geral da OAB/DF, Jacques Veloso de Melo; o 3° atleta do mundo no Beach Tennis, o carioca Vinícius Font (Vini); o ciclista brasileiro, Luciano Pagliarini; a ex-jogadora de Voleibol, Leila Barros; o ex-jogador de vôlei de praia, Emanuel Scheffer Rego; o professor de dança especializado em zumba e fitdance, César Brito; o educador físico formado com pós-graduação em Fisiologia do exercício, Wesley Paixão e a equipe especializada em aulas circenses para as crianças, Equipe de Circo Infantil.

Confira as fotos: