Inscrições abertas para semana de palestras e oficinas de 30 anos da ESA/DF

Nesta terça-feira (29), começam as inscrições para a semana especial de palestras e oficinas gratuitas que será realizada pela Escola Superior de Advocacia do Distrito Federal (ESA/DF) em comemoração aos 30 anos de sua fundação. As atividades ocorrerão, de 18 a 23 de novembro, na sede da OAB/DF e nas subseções, e contarão com palestrantes renomados e uma programação voltada para gestão e planejamento de carreira, novos nichos, oportunidades de atuação profissional e mercado de trabalho jurídico. No dia 21 (quinta), será realizada sessão solene comemorativa no Conselho Pleno, ocasião em que serão homenageados todos os ex-diretores da ESA/DF.

A programação completa está disponível no site da escola. Serão mais 40 opções, oferecidas na sede da OAB/DF e nas subseções, para que os advogados, advogadas e estudantes possam se inscrever sem custo. Entre os destaques da programação está a mesa redonda sobre “Planejamento e gestão de carreira na advocacia”, que contará com a executiva Heloísa Toller, da Laurence Simmons Search, especializada em recrutamento de executivos jurídicos, e da executiva Anamaíra Spaggiari, diretora da Fundação Estudar, organização sem fins lucrativos que tem por objetivo contribuir para a formação de lideranças transformadoras no Brasil.

As palestras abordarão as novas oportunidades de atuação profissional para advogados e advogadas em ramos como direito da moda, direito cultural, direito aeronáutico e aeroespacial, direito do idoso, agronegócio e até mesmo controladoria jurídica. Haverá ainda oficinas gratuitas de processo judicial eletrônico (PJe), língua portuguesa, oratória e redação de pareceres jurídicos, bem como palestras sobre planejamento e educação financeira para advogados.

“Queremos celebrar os 30 anos da ESA/DF aproximando ainda mais a escola da advocacia. Promoveremos uma intensa programação na sede e nas subseções que terá como objetivo ajudar os advogados, advogadas e estudantes do DF no planejamento e na gestão de suas carreiras. Nosso objetivo é provocar a reflexão e indicar alternativas, de modo que os participantes saiam dessa semana com novas ideias e novas perspectivas de atuação profissional”, afirma o diretor-geral da ESA/DF, Fabiano Jantalia.

Inscrições
O único requisito para participar da Semana de Palestras e Oficinas de 30 anos da ESA/DF é a inscrição, que deve ser realizada no site www.oabdf.org.br/esa30anos até o dia 15 de novembro. As vagas são limitadas à lotação das salas.

As atividades serão abertas e sem pré-requisitos, mas somente poderão participar das oficinas os advogados e as advogadas que estiverem em dia com as anuidades da OAB/DF. Nas oficinas de PJe e PJe Calc, haverá reserva de 20 vagas para advogados idosos.

Mediante solicitação, os participantes inscritos receberão certificados, que poderão ser usados como horas complementares. Para a emissão desses certificados, será necessária a doação de 1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão ou macarrão) ou de uma lata de leite em pó.

Conectada com a nova advocacia
A ESA/DF foi oficialmente criada pela Resolução nº 4, de 2009, do Conselho Pleno da OAB/DF, publicada no Diário Oficial da União em 21 de novembro de 1989. Em agosto passado, a escola iniciou um processo de modernização e revitalização, que compreende uma nova identidade visual e um novo site (em fase de construção), a reforma de suas instalações físicas, a reestruturação administrativa e um portfólio de cursos totalmente novo. Com o slogan “conectada com a nova advocacia”, a ESA/DF busca abrir mais espaço para os jovens advogados e advogadas e, também, uma atuação mais forte e próxima nas subseções.

“Estamos reposicionando a ESA/DF para que ela cumpra um papel mais proativo e que seja mais útil para a carreira de nossos alunos. Não somos uma instituição de ensino comum, focada em cursos teóricos. Nossa vocação é a prática profissional. Queremos ser um centro de referência e fonte de conhecimento para o aperfeiçoamento, a colocação e a recolocação profissional dos advogados e advogadas do DF”, explica Jantalia, que já prepara um portfólio especial de cursos de verão, a ser oferecido em janeiro de 2020.