Lançada Frente em Apoio e Fortalecimento da Advocacia Brasiliense

Na noite desta quarta-feira (16), a Seccional do Distrito Federal prestigiou a sessão de lançamento da Frente Parlamentar em Apoio e Fortalecimento da Advocacia Brasiliense, que ocorreu no Plenário da Câmara Legislativa. Proposta pelo deputado Ivonildo Antonio Lira de Medeiros da Silva, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS), a iniciativa busca a aproximação entre a OAB/DF e o Poder Legislativo.

A Frente Parlamentar promoverá debates, simpósios, seminários e outros eventos ligados ao desenvolvimento da advocacia. Também se encarregará de buscar melhorias nas condições de trabalho dos advogados, bacharéis e estagiários de Direito, contribuindo assim para consolidar a cidadania, a democracia e o Estado Democrático de Direito.

Daniela Teixeira, vice-presidente da OAB/DF, observa que a Frente é uma celebração à advocacia. “Aqui estamos tratando da relação institucional entre importantes atores da Democracia: a OAB e o Poder Legislativo. Com essa parceria vamos unir forças republicanas pelo bem dos brasilienses”, pontuou. Por fim, Daniela afirmou que os advogados do Distrito Federal querem muito colaborar com a elaboração de leis que beneficiem a sociedade.

Para o deputado Lira, é necessário assegurar uma atuação independente da advocacia, fornecendo aos advogados meios e garantias necessárias ao seu trabalho em prol dos indivíduos e da sociedade como um todo. “A valorização da advocacia, nos âmbitos público e privado, contribui para a defesa e a proteção dos interesses e, sobretudo, dos direitos fundamentais dos cidadãos assegurados por nossa Constituição Federal”, declarou o deputado.

Compuseram a mesa do evento a vice-presidente da OAB/DF, Daniela Teixeira; a presidente do Instituto Brasileiro do Direito de Família (IBDFAM) e conselheira da OAB/DF, Liliane Marquez; a diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA), Nataly Rocholl; o deputado Ivonildo Antonio Lira de Medeiros da Silva; a delegada da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou Contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin), Gláucia Cristina da Silva; o representante da Defensoria Pública do DF, Werner Rech e a advogada Patrícia Garrote.

Também estiveram presente na cerimônia os conselheiros seccionais Cristina Alves Tubino, Cristiane Damasceno; Jackson di Domenico; Lúcia Bessa; a diretora social da Associação de Advogados Trabalhistas do Distrito Federal (AAT-DF), Clay Roziete Ferreira Costa.