Mães presidiárias da Colmeia recebem roupinhas para bebês

Brasília, 3/7/2014 – Em ação inédita, a Seccional da OAB do Distrito Federal realizou a entrega de roupas infantis e fraldas para os bebês internados com suas mães no Presídio Feminino do Distrito Federal – Colmeia, na quarta-feira (2). Intitulada Campanha Mãe Solidária, o objetivo da iniciativa foi levar um pouco de conforto às mães e aos seus filhos que vivem em situação de vulnerabilidade.

A coordenadora da campanha, a secretária-geral Daniela Teixeira, disse que a ação foi motivada pela vontade de trazer bem estar aos bebês que tem, no máximo, seis meses, idade que devem ser separados das mães. “Como mãe e advogada me senti obrigada a ajudar os pequenos, sabemos o quão frágil é um bebê nos primeiros meses de vida. Eles não têm culpa pelos erros das mães, que estão lá justamente para pagar por eles. É um dever de civilidade e amor ao próximo”.

20140307_colmeiaO presidente da Comissão de Ciências Criminais, Alexandre Queiroz, foi o responsável pela entrega, em conjunto com membros da Comissão. “Como pai, ter visto aquelas crianças lá não tem como não ficar tocado, emocionado. Você vê que aqueles bebês não tem nada a ver e vem ao mundo num ambiente daquele. A minha preocupação é o destino dessas crianças. Quando o marido está preso, a gente vê nos presídios masculinos que as mulheres vão visitar, mas quando é a mulher, o marido não vai”, destacou.

A OAB/DF, por meio da Comissão Criminal, está estabelecendo uma série de parcerias com as Unidades Prisionais, especialmente a Colmeia, para realizar ações e campanhas, não apenas de doações, mas de mão de obra e busca de melhorias. A ação Mãe Solidária foi resultado direto de uma inspeção realizada em março, pela OAB/DF, na qual foi constatado que o local não possui climatização necessária para os bebês, que acabam sofrendo com o frio do local.

Comunicação social – jornalismo
OAB/DF