Ministro Luiz Fux abre a VIII Conferência dos Advogados do DF

Brasília, 2/9/2014 –A Solenidade de Abertura da VIII Conferência dos Advogados do DF ocorreu na noite desta terça-feira (2), no Auditório do Conselho Federal da OAB. Promovido pela Seccional da OAB/DF e a Caixa de Assistência dos Advogados do Distrito Federal (CAA/DF) o evento tem como eixo os debates sobre o Novo Código de Processo Civil, em trâmite atualmente no Senado Federal.

abertura VIII conferência dos ADV 02-09-2014 209Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF destacou o desejo da sociedade de sinalizar no sentido da modernização institucional e política do novo CPC. “A OAB/DF jamais se afastou um centímetro das discussões em torno da elaboração do projeto do Novo Código de Processo Civil, sempre atenta a não permitir a inclusão de dispositivos que impliquem prejuízos para os advogados e a toda cidadania”, afirmou.

abertura VIII conferência dos ADV 02-09-2014 325O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, que presidiu a comissão de juristas responsável pela elaboração do anteprojeto do novo CPC – e convidado de honra da solenidade desta terça – abriu as discussões a respeito do novo código abordando a seguinte temática: “O Novo Código de Processo Civil”. Segundo Fux, a história do processo do Código Civil é uma história em constante mutação. “Em linhas gerais, este Código, talvez represente um passo bastante ousado, mas ousadia na vida é necessário, e por isso eu e o Marcus Vinícius [presidente da CFOAB] aceitamos esse desafio para dar um passo bastante largo em termos de processo civil, esse instrumento de realização da justiça”, concluiu.

O presidente nacional da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho abriu oficialmente a solenidade apresentando algumas conquistas do novo projeto elaborado pelo grupo juristas liderados pelo ministro luiz Fux. “Já conseguimos colocar, no âmbito do processo do Novo Código Civil, já aprovado na Câmara e no Senado, reivindicações históricas da advocacia, como: os honorários por natureza elementar e as férias do advogado de 20 de dezembro a 20 de janeiro. São conquistas históricas que venceram a sensibilidade do presidente da Comissão do Novo Código do Processo Civil que foram acolhidas”, salientou.

abertura VIII conferência dos ADV 02-09-2014 294Membro honorário vitalícia da OAB/DF e ex-presidente da Seccional, Estefânia Viveiros prestou uma singela homenagem ao ministro, Carlos Mário Velloso, ovacionado durante a abertura do VIII Conferência dos Advogados do DF. “Vossa Excelência, ministro Carlos Mário Velloso, não é apenas um executivo, um gestor, é sobretudo um juiz com as características de Sócrates – que sempre disse – quatro características deve ter um juiz: ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente, e nunca lhe faltou nada”, disse.

Estiveram presentes à sessão solene de abertura, Ibaneis Rocha, presidente da OAB/DF, Marcus Vinícius Furtado Coelho, presidente Conselho Federal OAB, Luis Fux, ministro do STF, Carlos Mário Velloso, ministro do STF, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, vice-presidente da OAB/DF, José Eduardo Cardoso, ministro do STF, Paulo Eduardo Pinheiro, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Cláudio Pacheco, vice-presidente OAB, Antonio Oneildo Ferreira, diretor tesoureiro da OAB, Severino Cajazeiras, vice-presidente da OAB/DF, Daniela Rodrigues, secretária-geral da OAB/DF, Juliano Costa Couto, secretário geral-adjunto e presidente da Comissão de Honorários da OAB/DF, Antonio Alves Filho, diretor tesoureiro da OAB/DF, Marcelo Galvão, conselheiro federal da OAB/DF, Estefânia Viveiros, membro honorário vitalícia da OAB/DF e presidente da Comissão da Reforma do CPC na OAB Federal, Ricardo Peres, presidente da CAA/DF, Carlos Mario Veloso Filho, presidente do Instituto dos Advogados do DF, Felipe Santa Cruz, presidente da OAB/RJ, Tiago Bonfim, presidente da OAB/AL e Andrey Cavalcante, presidente da OAB/RO, Paulo Henrique Campelo Barbosa, presidente da OAB/AP, William Guimarães Santos de Carvalho, presidente da OAB/PI.

Reportagem – Sussane Martins
Foto – Valter Zica
Comunicação social – jornalismo